Mostrando 391 resultados

Descrição arquivística
Saúde pública Português do Brasil
Opções de pesquisa avançada
Visualizar impressão Visualizar:

391 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

Hospital Regional de São José

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Com escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1994-09.; RESUMO: Construção do Hospital Regional de São José Doutor Homero de Miranda Gomes. É um hospital público localizado em São José. Realização Departamento Autônomo de Edificação - DAE

Secretária de Estado da Saúde

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Assinatura de convênio entre a Secretária da Saúde e a Universidade Federal de Sanata Catarina - UFSC

Departamento de Saúde Pública

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x20cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2011-10-26.; RESUMO: Laboratório Central de Saúde Pública em Santa Catarina – LACEN. Reprodução de imagem. Fonte: Relatório do Interventor Federal. r. 1938 p. 42.

Junkes, Cid

Hospital dos servidores do Estado de Santa Catarina

DESCRIÇÃO FÍSICA: 20x30cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2011-10-26.; RESUMO: Reprodução de imagem: fonte: Relatório Hospital dos Servidores do Estado r 1965 54-7 cx 166 p. 8.

Junkes, Cid

Hospital Colônia Santana

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x20cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2011-10-26.; RESUMO: Pavilhões para doentes do Hospital Colônia Santana. Reprodução de imagem: fonte: Relatório Hospital Colonia Santana r 1951 54-7 cx 166 p.8.

Junkes, Cid

Hospital Regional de Chapecó

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.

Hospital Infantil Joana Gusmão

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Centro catarinense de Reabilitação do Hospital Infantil Joana Gusmão.

Hélio Anjos Ortiz (1928-1978)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Médico. Trabalhou no Hospital São Francisco de Concórdia. Em seguida mudou para ser o médico das indústrias Klabin em Monte Alegre. Prefeito de Curitibanos em 1961 a 1966 e 1970 a 1973. Foi Secretario de Estado da Saúde.

Hélio Anjos Ortiz (1928-1978)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 3 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Médico. Trabalhou no Hospital São Francisco de Concórdia. Em seguida mudou para ser o médico das indústrias Klabin em Monte Alegre. Prefeito de Curitibanos em 1961 a 1966 e 1970 a 1973. Foi Secretario de Estado da Saúde no governo Konder Reis.

Posto de Saúde Irineu Bornhausen

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x13cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Manchada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-09.; RESUMO: Vista da fachada do prédio do Posto de Saúde Irineu Bornhausen em Bom Retiro.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Henrique Manoel Prisco Paraíso (1927-2020)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Manchada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2013-02-25.; RESUMO: Secretário da saúde Prisco Paraiso em reunião.

Eduardo

Maternidade Tereza Ramos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2013-03-22.; RESUMO: Um dos prédios que formam a maternidade.

Maternidade Tereza Ramos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2013-03-22.; RESUMO: Imediações da maternidade.

Maternidade Tereza Ramos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2013-03-22.; RESUMO: Prédios da maternidade.

Hélio Anjos Ortiz (1928-1978)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Médico. Trabalhou no Hospital São Francisco de Concórdia. Em seguida mudou para ser o médico das indústrias Klabin em Monte Alegre. Prefeito de Curitibanos em 1961 a 1966 e 1970 a 1973. Foi Secretario de Estado da Saúde.

Waldomiro Colautti (1929-2010)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Médico e Diretor Clínico do Hospital Maria Auxiliadora e Diretor Clínico do Hospital Miguel Couto. Vice-Prefeito de Ibirama (1970-1972). Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (1975- 1983).

Departamento de Saúde Publica

DESCRIÇÃO FÍSICA: 7x12cm, p&b, 2 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Laboratório Central de Saúde Pública em Santa Catarina – LACEN.

Comemoração do dia do marinheiro

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: boa; RESUMO: Comemoração do Dia do Marinheiro, na sede do Comando do 5° Distrito Naval. Na foto temos: Dr. Murilo Capela (médico pediatra); Osvaldo Della Giustina; Wanildo Oselame (médico).

Hospital de Caridade de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista do Centro de cobalto do Imperial Hospital de Caridade, Irmandade Senhor Jesus dos Passos em Florianópolis.

Sérgio

Hospital de Caridade de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista de uma sala do Imperial Hospital de Caridade, Irmandade Senhor Jesus dos Passos em Florianópolis.

Hospital de Caridade de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista de uma enfermaria do Imperial Hospital de Caridade, Irmandade Senhor Jesus dos Passos em Florianópolis.

Campanha de doação de sangue

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Campanha de doação de sangue na Praça 15 de Novembro em Florianópolis.

Posto Médico e Odontológico da Armação

DESCRIÇÃO FÍSICA: 24x18cm, p&b, 2 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista do Posto Médico e Odontológico da Armação, em Florianópolis. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Convênio com Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social – INAMPS.

Hospital Infantil Joana de Gusmão

DESCRIÇÃO FÍSICA: 24x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista aérea do Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Agronômica em Florianópolis.

Hospital Infantil Joana de Gusmão

DESCRIÇÃO FÍSICA: 24x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista aérea da entrada da emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Agronômica em Florianópolis. Ao fundo o Hospital Nereu Ramos.

Assistência Municipal de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 17,5x11,5cm e 30x20cm, p&b, 2 ex.; CONSERVAÇÃO: Colada, manchada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2005-12-21.; RESUMO: Sala de Fisioterapia da Diretoria de Assistência Municipal.

Waldomiro Colautti (1929-2010)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x18cm, p&b, 2 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Médico e Diretor Clínico do Hospital Maria Auxiliadora e Diretor Clínico do Hospital Miguel Couto. Vice-Prefeito de Ibirama (1970-1972). Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (1975- 1983).

Posto de Saúde de Joinville

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Construção do Posto de Saúde de Joinville.

Transcrição paleográfica dos Ofícios das Câmaras Municipais para Governo da Capitania (1776/1808)

A Transcrição paleográfica se refere aos Ofícios das Câmaras Municipais para Governo da Capitania do período de 1776 a 1808. Este volume possui índice remissivo, que traz um pequeno resumo e remete a página onde se encontra o documento, facilitando sua busca.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Inventário analítico dos Ofícios das Câmaras Municipais para Presidência da Província (1837/1839), v. 4

Neste volume foi organizada a Subsérie Ofícios, do período de 1837 a 1839. Encontramos nestes códices/volumes documentos encaminhados para o Vice-Presidente da Província, Secretário da Província, Presidente, Secretário e Vereadores das Câmaras, Juízes de Paz e Promotores Públicos. Os lugares de origem dos documentos são: Desterro, Villa da Laguna, Laguna, Villa de Lages, Lages, Villa de São José, São Jozé, Villa de São Miguel, Villa de Porto Bello, Porto Belo, Rio São Francisco, São Francisco, Barra Velha, Curitibanos, Nossa Senhora das Necessidades e Distrito de Itapocoroy. Os documentos tratam na sua maioria de assuntos administrativos das Câmaras Municipais, tais como: nomeações, eleições, posse, juramentos etc; Avisos, Atas, Atos, Decretos, Falas, Leis, Portarias, Posturas, Resoluções, Regulamentos, Regimentos, e ainda, mapas da população; situação das escolas públicas e particulares e dos alunos e professores de primeiras letras e da educação dos filhos de escravos; vacinação, epidemias de cólera mórbus, lepra e febre perniciosa (em Nápoles, Egito e Estados Unidos); cultura do Pinheiro, Pinho da Rússia, Linho (para fabricação de cordas), Araruta e Palmeira Sagú; comércio (escassez da farinha de mandioca, a venda de pólvora, fiscalização do gado (qualidade da carne), proibição da exportação do feijão e da farinha de mandioca), padrão de medidas, a falta da moeda de cobre para troco e Manual do Agricultor; periódico publicado na Corte da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional; situação das cadeias (obras e reformas) e a situação dos presos (transferência, sustento e saúde dos presos e escoltas para o trabalho), Guardas Nacionais, ataque de Bugres, invasão da força rebelde do Rio Grande (Lages e Laguna); obras públicas diversas (enchentes); terras devolutas, limites, sesmarias, concessão da Ilha do Largo e do Papagaio; formação da Junta de Paz, e a menção de um americano (Androu Yeates).

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Inventário analítico dos Ofícios das Câmaras Municipais para Presidência da Província (1848/1850), v. 8

Neste volume foi organizada a Subsérie Ofícios, do período de 1848 a 1850. Encontramos também Cópias de Ofícios e documentos encaminhados para o Presidente da Província, para o Vice Presidente da Província, para o 3o. Vice Presidente da Província, Secretário do Governo Provincial, e Juiz Municipal. Os lugares de origem dos documentos são: Desterro, Laguna, Lages, São José, São Miguel, Porto Belo, São Francisco, Capitania do Porto da Província de Santa Catarina, Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades e Freguesia de São Sebastião da Foz de Tijucas-Grande. Os documentos tratam na sua maioria de assuntos administrativos das Câmaras Municipais, tais como: nomeações, eleições, posse, juramentos etc; Leis, Avisos, Atas, Portarias, Decretos, Atos, Falas, Resoluções, Regulamentos, Regimentos, Posturas etc, e ainda, da situação das escolas públicas e particulares, dos professores de primeiras letras; relatório da Comissão de Inspeção das aulas públicas e particulares; solicitação de materiais escolares para os alunos pobres; distribuição do Periódico da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional; proibição das práticas na “arte de curar” de pessoas não habilitadas em academias; notícias através do vice-cônsul do Brasil nas Ilhas Canárias acerca das enfermidades nas cidades de Palmas e Ilhas de Grão Canária; epidemia de “Polka” em São Francisco, de Bexiga em São José e de Dores-Rheumáticas e Coqueluche em São Miguel; relatório das moléstias que atacam a cidade de Laguna (1849); medicamentos para os pobres que sofrem de desinteria de sangue; recebimento do “opúsculo” descrevendo a Febre Amarela; comissão de vacinadores; situação da iluminação pública; alistamento para a Guarda Nacional; situação das cadeias e dos presos indigentes; transferência dos alienados da prisão para o Hospital de Caridade do Desterro; multa imposta aos escravos; combate aos bugres no Rio Pirahy; triunfo das Armas Imperiais na Província de Pernambuco; situação financeira das criadoras dos expostos; Junta Revisora de Qualificação de eleitores; problema no transporte da mala do Correio pelo Rio Cambriu; Anaes de Pontes e Calçadas de França; notícia do nascimento de um Príncipe em 19/07/1848; reconhecimento da Princesa Isabel como sucessora do Trono e Coroa do Império do Brasil; requerimento de concessões de terras devolutas e usufruto de terrenos baldios; reforço de pontes e caminhos para a passagem das banheiras de mármore para Caldas; construção de engenhos de farinha de mandioca; festejos da Procissão de Corpus Christie; sobre a grande quantidade de pólvora a venda no mercado da cidade do Desterro; regulamento para a Praça do Mercado do Desterro; consertos de estradas, fontes, pontes e embarcações para socorro marítimo; exploração de minas de carvão; distribuição de sementes de trigo e algodão herbáceo vindo dos estados Unidos para os lavradores dos Municípios; naturalização de estrangeiros; morte do príncipe Dom Pedro (10/01/1850).

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Inventário analítico dos Ofícios das Câmaras Municipais para Presidência da Província (1851/1853), v. 9

Neste volume foi organizada a Subséries Ofícios, do período de 1851 a 1853. Encontramos dentro desses códices/volumes, Cópias de Ofícios e três documentos que não correspondem a Subséries Ofícios, um do tipo Planta, uma Notificação e um Requerimento. E também encontramos documentos encaminhados para o Secretário do Governo Provincial e para as próprias Câmaras. Os locais de origem dos documentos são: Desterro, Laguna, Lages, São José, São Miguel, Porto Belo, São Francisco, Freguesia da Penha de Itapocoroy e Freguesia do Imaruí. Os documentos tratam na sua maioria de assuntos administrativos das Câmaras, Portarias, Decretos, Atos, Falas, Resoluções, Regulamentos, Regimentos, Posturas etc, da situação das escolas públicas e particulares e de alunos e professores de primeiras letras dos municípios, criação dos Distritos de Curitibanos e Campos Novos, vacinação, epidemias de febre amarela e bexigas (varíola), situação hidro sanitárias, abertura de caminhos, estradas, pontes etc, comércio em geral, iluminação pública, situação das cadeias e dos presos, medição e demarcação de terrenos, limites, etc.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Inventário analítico dos Ofícios das Câmaras Municipais para Presidência da Província (1854/1857), v. 10

Neste volume foi organizada a Subsérie Ofícios, do período de 1854 a 1857. Encontramos também Cópias de Ofícios e Relatórios. Encontramos nesses códices/volumes documentos encaminhados para o Presidente da Província, para o Vice Presidente da Província, para o Secretário do Governo Provincial, para o Presidente da Câmara e Vereadores. Os lugares de origem dos documentos são: Desterro, Laguna, Lages, São José, São Miguel, Porto Belo, São Francisco, Freguesia da Nossa Senhora da Penha do Itapocoroy. Os documentos tratam na sua maioria de assuntos administrativos das Câmaras Municipais, tais como: nomeações, eleições, posse, juramentos etc; Leis, Avisos, Atas, Portarias, Decretos, Atos, Falas, Resoluções, Regulamentos, Regimentos, Posturas etc, e ainda, da situação das escolas públicas e particulares e dos professores de primeiras letras; pedido de materiais necessários para as aulas de primeiras letras; distribuição do Periódico da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional; proibição da pesca no Rio Imampituba, da pesca com redes no Rio Ratones e de tainhas com tarrafas em Enseada; relatório das moléstias na cidade do Desterro; epidemia de “Cólera Morbus”; vacinação, distribuição de remédios; quarentena de todos os navios (Vapores) que atracarem nos portos da Província; criação do Hospital de Caridade de Laguna; situação da iluminação pública; situação financeira das cadeias e dos presos pobres; situação financeira para criação dos expostos; relatório da situação das industrias, agricultura e fábricas; situação dos cemitérios públicos; fechamento das casas de negócios nos dias santificados e aos domingos; Postura para a conservação das árvores de erva mate e a Política dos Ervais e da proibição dos fazendeiros em criar mais animais do que seus campos possam suportar; Postura que trata dos espetáculos públicos e dos “rendeiros” de galos e jogos de parada; criação da nova Freguesia do Senhor Bom Jesus do Paraty; questões de limites; Biblioteca Pública da Corte; negócios eclesiásticos.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Inventário analítico dos Ofícios das Câmaras Municipais para Presidência da Província (1878/1882), v. 17

Neste volume foi organizada a Subsérie Ofícios, do período de 1878 a 1882. Encontramos também documentos do tipo Cópias de Ofícios e Telegramas. Encontramos nesses códices/volumes documentos encaminhados para o Presidente da Província, Vice-Presidente da Província, Inspetor da Tesouraria da Província e Juiz Municipal. Os lugares de origem dos documentos são: Desterro, Laguna, São José, Tubarão, São Miguel, Tijucas, Itajaí, São Francisco, Joinville, Lages, Parati, Curitibanos e Campos Novos (1882). Os documentos tratam na sua maioria de assuntos administrativos das Câmaras Municipais, tais como: nomeações, eleições, posses, juramentos etc; Leis, Avisos, Atas, Portarias, Decretos, Atos, Falas, Resoluções, Regulamentos, Regimentos, Posturas etc, e ainda, relação nominal dos antigos Governantes da Província; dissolução da Câmara de Deputados; desmembramento de Paraty da freguesia de Barra Velha; criação e instalação do município de São Francisco; questão de limites com a província do Paraná; averbação de óbitos de escravos e menores livres; Junta Classificadora de Emancipação de Escravos; sistema métrico decimal francês de pesos e medidas; requerimentos para compra de terras ao Estado; epidemias de varíola, câmara de sangue, febre amarela, bexiga e febre tifóide; situação financeira para sustento dos presos indigentes; reformas de caminhos, estradas e pontes; inundações; iluminação pública; distribuição dos periódicos: “Horticultura”, “Conservador”, “Despertador” e “A regeneração”, folheto espanhol ensinando o modo de colher e beneficiar café, Boletim da Repartição Geral de Estatística para preenchimento das informações dos Municípios pelas Câmaras, publicação “Trabalhadores asiáticos”, livro “A instrução pública na Prússia”, “O ensino normal primário na Prússia”, “ A instrução pública na Inglaterra”, livro “Congresso agrícola”, revista do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Brasileiro; agricultura – distribuição de sementes, envio de matéria vegetal para os curtumes de couro, participação na exposição da Philadelphia, exposição de Porto Alegre de produtos agrícolas e de industrias, exposição do Rio de Janeiro, relatório a cerca da erva mate e da carne seca; criação de um Museu na capital; naturalização de Francisco Hohen [Omica] Vohlko como cidadão brasileiro; assassinato do alemão Gesing por Francisco dos Anjos; donativos aos flagelados da Província do Ceará devido à seca.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Inventário analítico dos Registros de Correspondências da Presidência da Província para Câmaras Municipais (1848/1854), v. 4

Neste volume foi organizada a Subsérie Registros de Correspondências, do período de 1848 a 1854. Encontramos nesse códice/volume documentos encaminhados pelo Presidente da Província e pelo Secretário da Presidência da Província, para as Câmaras Municipais. O lugar de origem dos documentos é Desterro. Os documentos tratam na sua maioria de assuntos administrativos das Câmaras Municipais, tais como: nomeações de: Juiz Municipal, Juiz de Órfãos, Delegado, Subdelegados e Suplentes, eleições, posses, juramentos etc; Leis, Avisos, Atas, Atos, Decretos, Portarias, Resoluções, Regulamentos, Regimentos, Posturas etc, e ainda, remessas de pús vacínico e vacinação, proibição da arte da cura; consertos de estradas, pontes e caminhos; construção e administração de cadeias; limites e divisas dos municípios; requerimentos de terras; vagas para as Cadeiras de Primeiras Letras; preocupações com saúde pública e construção de cemitérios em diferentes municípios; ataques dos bugres; reconhecimento da Princesa Isabel e morte do Príncipe D. Pedro.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Inventário analítico das Correspondências da Presidência da Província e Governo do Estado para Câmaras Municipais (1886/1889-1893), v. 3

Neste volume foi organizada a Série Correspondências expedidas, do ano de 1886 a 1889 e o ano de 1893. Encontramos nesses códices/volumes documentos encaminhados pelo Presidente da Província, Vice-Presidente da Província e pelo Secretário da Presidência da Província, para as Câmaras Municipais. O lugar de origem dos documentos é Desterro. Os documentos tratam na sua maioria de assuntos administrativos das Câmaras Municipais, tais como: nomeações, eleições, posses, juramentos, leis, avisos, atas, portarias, decretos, atos, falas, resoluções, regulamentos, regimentos, posturas etc, e ainda, questão acerca do sustento dos presos pobres, legitimação e revalidação das posses de terras de sesmarias, recepção de imigrantes, questões de limites entre a Província de Santa Catarina e a do Paraná, ocorrência de estragos causados por temporais, naturalização de estrangeiros, prevenção de epidemias, alforria/abolição de escravos, requerimentos parta compra de terras ao Estado, revolução em Santa Catarina contra o Marechal Floriano Peixoto, etc.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Cristóvão José dos Santos (1790-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Reular; RESUMO: Médico e Presidente da Academia Imperial de Medicina.

Carlos da Mota Azevedo Corrêa (1886-1932)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 11x16cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Médico e poeta. Pai do doutor Ylvar Correa, avô do professor Carlos Humberto Corrêa, foi fundador da cadeira número 39, Patrono Sebastião Catão Callado. Instalado em Florianópolis, em 1935 foi o mais votado para a Câmara Municipal de Florianópolis, da qual foi presidente. Presidente da Associação Catarinense de Medicina, no período (1935-1937). Diretor da Maternidade de Florianópolis, da qual foi um dos fundadores, que posteriormente foi denominada “Maternidade Carlos Corrêa”, em 1948.

Jamundá, Theobaldo Costa

Agripa de Castro Faria (1901-1965)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: manchada, amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Médico. Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (1935-1937). Diretor do Centro de Saúde de Florianópolis; Diretor da Secretaria de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina; Secretário da Saúde do Estado de Santa Catarina; Diretor e fundador do Hospital Colônia Santana; e Assistente da Presidência da Legião Brasileira da Assistência de Santa Catarina (1958-1965). Suplente de Senador, Agripa foi convocado e exerceu a função por dois meses. Deputado Federal por Santa Catarina (1951-1954).

Hospital Infantil Joana de Gusmão

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Criança recebendo atendimento em quarto de internação do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Hospital Infantil Joana de Gusmão

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Vista interna do Hospital Infantil Joana de Gusmão

Inventário sumário dos relatórios da Secretaria Geral dos Negócios do Estado (1893-1903/11-14/16-18)

Através da Lei Nº 518, de 4 de setembro de 1901, o Governo de Felipe Schmidt criou a Secretaria Geral dos Negócios do Estado, que era dividida em diretorias do Interior, da Justiça, Instrução Pública, Viação, Tesouro do Estado e Terras e Obras Públicas. Com o objetivo de vender terras públicas e legitimar documentos de posse, foi desmembrada desta última, uma diretoria especial para atender aos Serviços de Terras e Colonização. Os documentos são relatórios apresentados aos Governadores e Vice-Governadores do Estado de Santa Catarina, pelos Secretários dos Negócios do Estado, no período de 1893-1903/1911-1914/1916-1918).

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Transcrição paleográfica dos Ofícios do Vice-Rei para Governo da Capitania (1813/1820), v. 7

Neste volume, os documentos são enviados do Rio de Janeiro pelos vice-reis Conde de Aguiar (09/06/1813 a 11/12/1816), pelo Conde da Barca (03/01/1817 a 23/05/1817), por Thomaz Antonio de Villanova Portugal (28/06/1817 a 06/12/1820) para os governadores da Capitania Luís Maurício da Silveira (09/06/1813 a 22/07/1817) e João Vieira Tovar e Albuquerque (17/11/1817 a 06/12/1820). Este Instrumento de Pesquisa referente aos “Ofícios do Vice-Rei para Governador da Capitania” do período de 1813 a 1820. Os ofícios abordam os seguintes assuntos: nova forma de envio de correspondências para a corte, transportes de madeira e linho cânhamo para o Arsenal da Marinha, transporte de víveres para Montevidéo, requerimentos com diversos pedidos como: Hábito da Ordem de Cristo, isenção do serviço militar, sesmarias; comércio costeiro feito por estrangeiros, reedificação do trapiche de embarque e desembarque em Desterro, protesto contra a entrada de reses do Rio Grande do Sul, águas das Caldas da Imperatriz para serem analisadas, elevação do Estado do Brasil a categoria de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, falecimento de membros da Família Real, comércio de escravos, proibição de publicações, direitos de naturalização, nomeação de cargos, casamento de Dom Pedro com Carolina Josefa Leopoldina, fundação da povoação de Ericeiros na Enseada das Garoupas, projeto do hospital nas águas do Cubatão, roubo de embarcações, licença para pesca de baleias, fiscalização da carne verde, regimento de saúde, defesa militar, imigração, envio de Decreto e informações sobre funcionários públicos.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Transcrição paleográfica dos Ofícios das Subdelegacias de Polícia para Presidência da Província (1851/1853)

Este Instrumento de Pesquisa referente aos “Ofícios dos Subdelegados de Polícia para Presidente da Província” do período de 1851 a 1853. Os documentos que abrangem os seguintes assuntos: nomeações e exonerações de cargos públicos, saúde de funcionários, prisões efetuadas, publicações de editais, envio e recebimento de leis, problemas familiares, transferência de funcionários, obras públicas, contrabando de escravos, limites municipais e eleições paroquiais.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Inventário analítico dos Ofícios Expedidos da Inspetoria de Higiene e Saúde Pública do Porto para Governo do Estado, Secretaria do Interior e Justiça e Secretaria Geral dos Negócios do Estado (1890/1919)

O Inventário Analítico dos ofícios expedidos da Inspetoria de Higiene e Saúde Pública do Porto para o Governo do Estado, Secretaria do Interior e Justiça e Secretaria Geral dos Negócios do Estado, compreende o período de 1890 a 1907 e de 1918 a 1919. Os documentos tratam na sua maioria de assuntos administrativos da Inspetoria, tais como: nomeação e exoneração de funcionários, pagamento de pessoal e de medicamentos, fiscalização do Matadouro Público do Estreito, Inspetoria de Lacticínios e Hospital das Caldas do Cubatão, dos comércios e vendedores ambulantes quanto ao cumprimento do Regulamento Sanitário Terrestre, aplicação de multas, inspeção dos navios, serviço de quarentena, realização de inspeção de saúde dos funcionários públicos e outros, vacinação, controle das epidemias de: varíola, disenteria, febres perniciosas, febre amarela, influenza, beribéri, manutenção dos Hospitais de isolamentos nos lugares: Guarazes, Sant´Anna, Santa Cruz e Ratones.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Polydoro Ernani São Thiago (1909-1999)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 5x11cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Foi um médico e escritor brasileiro. Foi eleito membro da Academia Catarinense de Letras em 1997. Exerceu a Medicina em São Francisco do Sul, sua cidade natal, onde criou a maternidade, tendo sido seu primeiro diretor. Mais tarde, em Florianópolis, lecionou na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina, de onde foi Diretor de 1950 a 1953. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1957, tendo assumido o comando da cadeira de Clínica Médica em 1962. Em 1945, foi eleito Presidente da Sociedade Catarinense de Medicina, mais tarde Associação Catarinense de Medicina (ACM). Participou também do movimento que criou o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, tendo integrado sua Diretoria Provisória, vindo a ser, anos após, seu Vice-Presidente. Em 1980, inaugurou o Hospital Universitário (HU/UFSC), que leva seu nome, tendo sido também o primeiro Diretor do HU. Escreveu sete livros, entre eles, “A Medicina e suas Transições Através dos Séculos”, lançado em 1997, ano que foi admitido como Patrono de Cadeira e membro Titular da Academia Catarinense de Letras e, em 1998, teve seus méritos de médico e escritor reconhecidos por seus pares.

Carlos da Mota Azevedo Corrêa (1886-1932)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 10x15cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Bom; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1986.; RESUMO: Médico e poeta. Pai do doutor Ylvar Correa, avô do professor Carlos Humbero Corrêa, foi fundador da cadeira número 39, Patrono Sebastião Catão Callado. Instalado em Florianópolis, em 1935 foi o mais votado para a Câmara Municipal de Florianópolis, da qual foi presidente. Presidente da Associação Catarinense de Medicina, no período (1935-1937). Diretor da Maternidade de Florianópolis, da qual foi um dos fundadores, que posteriormente foi denominada “Maternidade Carlos Corrêa”, em 1948.

Estabelecimentos de saúde de Chapecó

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x6,5cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Regular e colada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2021-07-28.; RESUMO: Foto montagem contendo Posto de Saúde, Hospital Santo Antônio, Hospital de Clínicas Dr. Rubens C. Rauen e Organizações Camargo & Cia.

Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

DESCRIÇÃO FÍSICA: 13x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Boa, colada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2011-08-10.; RESUMO: Construção do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

Resultados 1 até 50 de 391