Item APESC_F0688 - João Maria de Jesus

image/jpeg

Locais

Nomes

DESCRIÇÃO FÍSICA: 10x8cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; OBSERVAÇÕES: Consta no verso: “Monge João Maria de Jesus, oferecido pelo José Alves Coelho Fartura, município de Clevelândia (Paraná), em 13 de maio de 1929”.; RESUMO: João Maria é o nome pelo qual ficaram conhecidos três monges que passaram pela região sul do Brasil entre o final do século XIX e primeira metade do século XX. O segundo monge, João Maria de Jesus, surgiu misteriosamente, no Paraná e Santa Catarina, tendo vivido entre os anos de 1886 e 1908, havendo, na ocasião, uma identificação com o primeiro, de quem utilizava os mesmos métodos, com curas por ervas, conselhos e água de fontes. Acredita-se que seu verdadeiro nome é Atanás Marcaf. Há controvérsias sobre seu desaparecimento: Segundo alguns historiadores, ocorrido por volta de 1900, e segundo outros por volta de 1907 ou 1908. A semelhança entre os dois primeiros monges é tão grande que o povo os considerava um só. Num dos seus retratos da época há a legenda “João Maria de Jesus, profeta com 188 anos”.

43b28cce-411d-40c0-a30c-a2e9480c5a49-50509-APESC_F0688.jpg

Imagem