Item APESC_F2789 - Polícia Militar de Santa Catarina

image/jpeg

Nomes

Sem restrição

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x13cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Boa e amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Atualmente como se vê na fotografia, por iniciativa do professor Joaquim Osorio Ribas, o símbolo sagrado foi protegido para perpetuar um fato digno de ser incorporado à história militar brasileira. O monumento atual foi projetado pelo engenheiro, dr. Humberto Osorio Ribas. Esta cruz de madeira simboliza o local onde pereceu vítima de acidente aéreo, quando da missão de guerra, arma utilizada pela primeira vez no Brasil, o intrépido Capitão Ricardo Kirck, durante a guerra sertaneja contra o fanatismo (1912 a 1916). No local do acidente, as margens da rodovia que leva União da Vitória a Caçador, no município de General Carneiro, foi erigido um monumento denominado “Cruz do Aviador”. Fonte: Ribas, Antonio de Lara. Polícia Militar de Santa Catarina: ação de guerra dos Batalhões de Infantaria, período de 1922 a 1930. Florianópolis: IOESC, 1985. (Edição comemorativa do sesquicentenário da Policia Militar). p. 13. ”

268e67a1-3fca-4478-8c63-e99e48002c1a-61836-APESC_F2789.jpg

Imagem