Polícia Militar

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Polícia Militar

Termos equivalentes

Polícia Militar

Termos associados

Polícia Militar

16 Descrição arquivística resultados para Polícia Militar

16 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Antônio Lara Ribas (1902-1992)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 8x11cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Regular e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Na foto sentado ao lado do então Tenente Antônio Lara Ribas, está Olegario Diogo Duarte da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, de chapéu de abas largas, esperando a vez de tomar o saboroso chimarrão. Após a Revolução de 1930, dentre os oficiais que, por sua atuação enérgica, cooperou para restabelecer a normalidade nos quartéis da Força Pública depredados por civis de tropas provisórias, contava-se o então Tenente Olegario, oficial brilhante, disciplinado e enérgico, tanto que após passar para a reserva, formou-se em medicina, exercendo a nova profissão com dedicação e humanidade. Fonte: Ribas, Antonio de Lara. Polícia Militar de Santa Catarina: ação de guerra dos Batalhões de Infantaria, período de 1922 a 1930. Florianópolis: IOESC, 1985. (Edição comemorativa do sesquicentenário da Policia Militar). p. 91.

Antônio Martins dos Santos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Major Antônio Martins dos Santos, comissário no posto de Tenente Coronel, durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Foi nomeado para exercer o comando do 1º. Batalhão de Caçadores Reservistas com sede na capital do Estado e exercia também o cargo de Subcomandante da Força Pública. Consta no verso “Ao ilustre e prezado amigo Lara Ribas, com um forte abraço, esta pequena lembrança, do [Santos]. Fpolis, 25/12/35.” Fonte: Ribas, Antonio de Lara. Polícia Militar de Santa Catarina: ação de guerra do B. C. Catarinense desde a Batalha de Buri até tomada de Taquaral 1932. Florianópolis: IOESC, 1985. (Edição comemorativa do sesquicentenário da Policia Militar). p. 08

Photo Julio

Banda de Música da Força Pública

DESCRIÇÃO FÍSICA: 14x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Boa; LEGIBILIDADE: Boa ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Banda de Música da Força Pública, em maio de 1926. Estão na foto: o mestre Graciliano Guedes Pompeu (ao centro, de espada) e, a partir da esquerda, os depois mestres Astrogildo Teixeira da Costa, o “mestre Quincas” (o primeiro de pé), e Alfredo dos Santos (o segundo na primeira fila em pé), e mais Silvio Perini (na mesma fila, o penúltimo), Praxedes (o terceiro, sentado), Paiva (com a mascote) e, depois dele, Narciso Lima e Porfírio, o “Siriri”. Fonte: Bastos Junior, Edmundo José de. Polícia Militar de Santa Catarina: um pouco de história e algumas histórias. Florianópolis: IOESC, 1985. (Edição comemorativa do sesquicentenário da Policia Militar). p. 31.

Celso Ramos (1897-1996)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Rasgada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Governador Celso Ramos em apresentação da Polícia Militar de Santa Catarina, na Praça 15 de Novembro em Florianópolis.

Celso Ramos (1897-1996)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Governador Celso Ramos em apresentação da banda de música da Polícia Militar de Santa Catarina, na Praça 15 de Novembro em Florianópolis.

Fernando Raulino (1916-1949)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x10cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Fernando Raulino soldado na Força Policial Militar catarinense em 1934. Foi aluno da primeira turma do Curso de Sargentos, obtendo as três divisas em 03 de setembro de 1935. Foi promovido a segundo sargento em 1938, a primeiro sargento em 1941 e a subtenente em 1946. Selecionado para cursar a Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Polícia Militar do Distrito Federal - onde nossa PM formava, então, os seus oficiais - estava, quando ocorreu o acidente que lhe custou a vida, a poucos meses de concluir o curso e ascender ao posto de segundo tenente. No dia 18 de maio de 1949, tropas do Exército realizavam exercícios no campo de manobras de Gericinó, na Vila Militar do Rio de Janeiro. Quando eram disparados tiros de morteiro visando alvos a duzentos metros, uma das granadas explodiu ao deixar o tubo. Da terrível deflagração resultaram vários mortos, a maioria oficiais do Exército, e cerca de sessenta feridos, inclusive o próprio Comandante da Escola de Aperfeiçoamento, coronel Justino Alves Bastos. Entre os alunos que assistiam ao exercício estava o subtenente da Polícia Militar de Santa Catarina Fernando Raulino, atingido por vários estilhaços no rosto e no corpo, teve morte imediata. Fonte: Bastos Junior, Edmundo José de. Polícia Militar de Santa Catarina: um pouco de história e algumas histórias. Florianópolis: IOESC, 1985. (Edição comemorativa do sesquicentenário da Policia Militar). p. 96.

Força Pública de Santa Catarina

DESCRIÇÃO FÍSICA: 22x17cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita, rasgada, manchada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Grupo de oficiais que pertenceram aos 1º. e 2º. Batalhões de Infantaria da Força Pública e que tomaram parte nas revoluções de 1922/1924 e 1926/1930. Todos Tenentes na ocasião em que foi tirada a fotografia. Sentados de frente da esquerda para a direita: Waldemir Bonifacio do Livramento, Trogilio Antônio de Melo, Manoel Pereira da Silva, Pedro Lopes Vieira e Elpidio Silveira. Em pé: João Batista Paiva, Ernesto João Nunes, Aldo Fernandes e Nicolau Carlos de Souza. Fonte: Ribas, Antonio de Lara. Polícia Militar de Santa Catarina: ação de guerra dos Batalhões de Infantaria, período de 1922 a 1930. Florianópolis: IOESC, 1985. (Edição comemorativa do sesquicentenário da Policia Militar). p. 64.

Avila Photo

José Silveira de Sousa (1791-1871)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 6x10cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Manchada, com fungos e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1985.; RESUMO: Conselheiro Geral da Província de Santa Catarina (1829-1832), e Vereador na Câmara de Desterro. Deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina (1835-1839, 1858-1859). Vereador na Câmara de Desterro (1842). Comandante de Polícia Militar de 04/12/1854 à 01/06/1861.

Parente, M. N.

Nereu do Vale Pereira (1928-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 7x11cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Professor em escolas de 1º e 2º graus, na Universidade do Estado de Santa Catarina (1961-1988) e na Universidade Federal de Santa Catarina (1962-1992), obteve a livre docência em Sociologia (1974). Lecionou nos cursos superiores da Polícia Militar de Santa Catarina. Fundou o Partido Democrático Cristão (1946) em Florianópolis, presidiu o diretório municipal . Membro do diretório estadual e nacional. Vereador à Câmara Municipal de Florianópolis (1959-1963). 1º Secretário da Mesa Diretora (1959).

Pedro Lopes Vieira (1889-1959)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 13x8,5cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Regular; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: A Campanha do Paraná. No centro do grupo o Comandante Pedro Lopes Vieira, empunhando um rebenque. Na mesma fila em pé da esquerda para a direita: o médico dr. Borralho, à disposição do Batalhão; Capitão Solon Zózimo da Silva, de barbas grandes, braços cruzados; Capitão Pedro Manoel Pinheiro, usando bibi; Capitão Alexandre Mimoso Ruiz (patriota); Tenente Rodolfo Felix do Carmo e Tenente Olegario Rodrigues. Na 2º. fila aparecendo apenas meio corpo, Capitão João Batista Paiva; Tenente Otaviano Rômulo Colônia; Tenente Santa Rita; Tenente Frederico Ewald; Tenente João Ferreira de Resende. Fotografia tirada após a retomada de Formigas. Estavam ausentes vários oficiais, ocasião em que o 2º. Batalhão de Infantaria Catarinense atuou em bravura. Fotografias do Capitão Tomaz Reis – Serviço Fotográfico e Cinematográfico das Operações. Fonte: Ribas, Antonio de Lara. Polícia Militar de Santa Catarina: ação de guerra dos Batalhões de Infantaria, período de 1922 a 1930. Florianópolis: IOESC, 1985. (Edição comemorativa do sesquicentenário da Policia Militar). p. 52.

Polícia Militar de Santa Catarina

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Rasgada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Na foto um militar da Policia Militar de Santa Catarina.

Polícia Militar de Santa Catarina

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Militares marchando no Centro de Ensino da Policia Militar, na Trindade em Florianópolis.

Polícia Militar de Santa Catarina

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18,3x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Regular, amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Desfile da Polícia Militar na esquina da Rua Felipe Schmitd com a Rua Conselheiro Mafra, em Florianópolis.

Polícia Militar de Santa Catarina

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x13cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Boa e amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Atualmente como se vê na fotografia, por iniciativa do professor Joaquim Osorio Ribas, o símbolo sagrado foi protegido para perpetuar um fato digno de ser incorporado à história militar brasileira. O monumento atual foi projetado pelo engenheiro, dr. Humberto Osorio Ribas. Esta cruz de madeira simboliza o local onde pereceu vítima de acidente aéreo, quando da missão de guerra, arma utilizada pela primeira vez no Brasil, o intrépido Capitão Ricardo Kirck, durante a guerra sertaneja contra o fanatismo (1912 a 1916). No local do acidente, as margens da rodovia que leva União da Vitória a Caçador, no município de General Carneiro, foi erigido um monumento denominado “Cruz do Aviador”. Fonte: Ribas, Antonio de Lara. Polícia Militar de Santa Catarina: ação de guerra dos Batalhões de Infantaria, período de 1922 a 1930. Florianópolis: IOESC, 1985. (Edição comemorativa do sesquicentenário da Policia Militar). p. 13. ”

Polícia Militar de Santa Catarina

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Militares em formação em evento no Centro de Ensino da Policia Militar, na Trindade em Florianópolis.

Sidney Pacheco (1940-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Sidney Pacheco trabalhou como advogado e fez carreira na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), chegando ao posto de Coronel. Foi Delegado Regional da Polícia de Florianópolis, Delegado de Furtos, Roubos e Defraudações de Santa Catarina, Delegado de Costumes e Menores de Santa Catarina, Diretor Estadual de Defesa Civil, Comandante do Corpo de Bombeiros e Comandante-Geral da Polícia Militar. Prefeito Provisório de Palma Sola/SC (1961). Na sua gestão de Comandante-Geral da Polícia Militar, as mulheres foram incluídas na carreira policial militar, com base na Lei Nº 6.209, de 1979, sancionada pelo Governador de Santa Catarina, criou o Colégio Policial Militar, em 15 de março de 1984, e a Central de Operações Policiais Militares (COPOM). Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (1987-1991). Licenciou-se do mandato em 15 de março de 1991, para exercer a função de Secretário de Estado da Segurança Pública. Secretário de Segurança e Defesa Civil e Assessor Jurídico na Procuradoria Municipal de São José.