Consulta ao acervo

Bem-vindos ao Sistema de Consulta ao Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC)!

A iniciativa é parte de um projeto financiado pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MP-SC), com o objetivo de digitalizar e disponibilizar parte do acervo do APESC.

O Sistema de Consulta ao Acervo opera no software livre ATOM (Access to Memory), desenvolvido com o suporte do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) de acordo com padrões internacionais de descrição arquivística.

Até o momento, estão disponíveis os seguintes materiais:

  • Edições do Diário Oficial do Estado publicadas entre 1934 e 2011 (edições a partir de 2012 podem ser consultadas no endereço https://portal.doe.sea.sc.gov.br/);
  • Todos os instrumentos de pesquisa produzidos pelo APESC;
  • Imagens do acervo iconográfico (etapa em andamento, com registros divulgados conforme a aprovação).

Os próximos materiais a serem digitalizados e disponibilizados serão:

  • Relatórios de diversos órgãos do Governo do Estado (1.760 volumes do período de 1869 a 2005);
  • Falas, mensagens e relatórios apresentados pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa (242 volumes do período de 1830 a 2018);
  • Coletâneas de legislação estadual e portuguesa, constituição estadual e publicações legais da Imprensa Oficial (127 volumes).

Posteriormente pretende-se digitalizar documentos de outros conjuntos documentais do acervo.

COMO PESQUISAR
Para realizar uma pesquisa, digite o termo desejado no campo de busca no alto desta página e clique no ícone da lupa. Outra opção é clicar no link “Descrições arquivísticas” no menu à esquerda e depois no acervo onde se quer pesquisar. Abrirá um menu desse acervo à esquerda, onde é possível navegar e realizar pesquisas. Dúvidas e sugestões sobre o Sistema de Consulta ao Acervo podem ser encaminhadas para o endereço arqpesquisa@sea.sc.gov.br.

Dica: para busca exata, digite a expressão entre aspas. Ex: “Santa Catarina”.

Boa pesquisa!

Equipe APESC