Mostrando 3 resultados

Descrição arquivística
Arquivo Público do Estado de Santa Catarina Acervo Iconográfico Porto Alegre Item Guerra do Paraguai Imagem Com objetos digitais Português do Brasil
Opções de pesquisa avançada
Visualizar impressão Visualizar:

José Gomes Portinho (1814-1886)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 8,5x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Com escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2001.; RESUMO: Bilhete postal da série “Vultos Farropilhas”, edição da livraria Globo. Consta na frente do bilhete postal: “Um dos mais brilhantes oficiais da República. Feita a paz, em 1845, estava paupérrimo apesar de sua apreciável posição econômica ao começar a guerra. Teve destacada atuação na guerra do Paraguai e pelos serviços prestados à pátria foi agraciado com o título que não aceitou por julgá-lo incompatível com os seus ideais políticos.”

Livraria do Globo

José do Amaral Ferrador (1801-1879)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 8,5x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Com escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2001.; RESUMO: Bilhete postal da série “Vultos Farropilhas”, edição da livraria Globo. Consta na frente do bilhete postal: “Foi major da República e uma das mais temíveis espadas. Tomou parte nas guerras subsequentes, inclusive a do Paraguai, na qual alcançou os galões de coronel honorário do Exército.”

Livraria do Globo

Bernardo Pires (1790-1891)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 8,5x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Com escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2001.; RESUMO: Bilhete postal da série “Vultos Farropilhas”, edição da livraria Globo. Consta na frente do bilhete postal: “Ao major Bernardo Pires deve-se o escudo da República rio-grandense, por ele desenhado e divulgado em lenços feitos em Norte-América. Marchando para a campanha do Paraguai, apresentou sua patente passada pelo governo republicano, que foi reconhecida pelo Impéwrio.”

Livraria do Globo