DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, color, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; RESUMO: Com cinco sobrados alinhados e colados, o lado Leste da Praça 15 de Novembro é também representativo da nossa origem colonial portuguesa. Hoje ocupados por atividades comerciais, no passado foram residências de famílias da cidade, da mesma forma que outros imóveis da região, demolidos ao longo do século 20 para dar lugar a prédios funcionais e agências bancárias, conforme política da própria prefeitura, que estimulava a “modernização” arquitetônica, como registra Eliane Veras da Veiga em seu “Florianópolis – Memória Urbana”
DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, color, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Boa. RESUMO: Edifício da ex-Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional, na Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis.
DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Boa. RESUMO: Edifício da ex-Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional, na Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis.
DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, color, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: manchada; LEGIBILIDADE: Boa; RESUMO: O Forte de Santana do Estreito foi construído a partir de 1761, segundo projeto do Engenheiro Militar José Custódio de Sá e Faria. Estando situado junto ao estreito de união das Baías Norte e Sul, sua função era proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, das embarcações que adentrassem pela Baía Norte. Posteriormente, esta proteção foi reforçada com o cruzamento de fogos com o Forte de São João, localizado no continente fronteiro.
DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12cm, color, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; RESUMO: A imponente Igreja de Nossa Senhora da Lapa, “Sé da Paróquia”, inaugurada em 1806 na praça central da antiga freguesia, hoje Distrito do Ribeirão da Ilha, foi construída pelos senhores e seus escravos, com pedra, cal e azeite de baleia, vindo da Armação. Em 1845, ela foi visitada por D. Pedro II, que lhe concedeu donativos e presentes. Faz conjunto com o cemitério, aos fundos, e ao lado com o Império do Divino Espírito Santo, uma referência à prática ainda existente de se comemorar a festa religiosa do Divino, de tradição açoriana. A arquitetura centenária da localidade está preservada por lei municipal desde 1975. Fonte: Prefeitura Municipal.
DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12cm, color, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Boa. RESUMO: A Igreja Evangélica de Confissão Luterana, no centro de Florianópolis-SC, foi tombada por sua importância histórica e cultural.
DESCRIÇÃO FÍSICA: 14x24cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Boa; LEGIBILIDADE: Boa; RESUMO: Vista frontal da Igreja São Francisco, no centro de Florianópolis. Foto tirada da esquina da Rua Deodoro com a Felipe Schimidt. A ordem genitora da igreja é a mais antiga das confrarias religiosas criadas em Florianópolis. Mantém ainda grande parte senão quase toda partes da sua arquitetura original de estilo barroco e neoclássico, também conhecida como igreja da Deodoro.
A transferência das plantas da Ponte Hercílio Luz foi realizada em 2004, pelo Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina - DEINFRA com o objetivo de restaurar e conservar esse acervo histórico, para posterior exposição pública ou até a criação do museu da Ponte.