Agrimensor

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Carlos Othon Schlappal (?-1883)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 6x10,5cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: manchada, amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; OBSERVAÇÕES: Consta no verso: “Ao Illmo. sr. João do Prado Faria/Offerece seu companheiro e amigo Carlos Schlappal/Em 1 de agosto de 1876.; RESUMO: Elaborou uma carta topográfica de Desterro (1876). Professor de primeiras letras na Colônia Dona Francisca (1854-1856). Demarcou os lotes da colônia Angelina, fundada em 1860, da qual foi diretor, de 1860 a 1869. Ajudante do capitão de engenheiros Sebastião de Sousa e Melo no relatório do presidente da província Francisco Carlos de Araújo Brusque à Assembleia Legislativa (1861). Em 1876 começou a trabalhar como agrimensor na recém fundada colônia de Braço do Norte. Auxiliou na medição das terras do patrimônio dotal da Princesa Isabel, resultando na criação da Colônia Grão Pará.

L. Terragno & Cia

Inventário analítico dos Ofícios Expedidos dos Juízos Comissariados para Presidência da Província (1856/1879), v. 1

O inventário analítico dos Ofícios Expedidos dos Juízos Comissariados para a Presidência da Província e Governo do Estado compreende o período de 1856 a 1879, resultando no volume 1. O inventário está representado por verbetes que descrevem os documentos, e que obedecem a uma certa normalização utilizada pelos Arquivos e são compostos dos seguintes dados: tipo documental; autor (nome e o cargo); destinatário (nome e o cargo); assunto; local (lugar onde está datado o documento); data (dia, mês e ano); número da página; e se contém anexo. Neste volume foi organizada a subsérie documental Ofícios Expedidos dos Juízos Comissariados para a Presidência da Província do período de 1856 a 1879.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Inventário analítico dos Ofícios Expedidos dos Juízos Comissariados para Presidência da Província e Governo do Estado (1880/1892) e dos Registros de Correspondências Recebidas da Presidência da Província para Juízos Comissariados (1870/1875), v. 2

O inventário está representado por verbetes que descrevem os documentos, e que obedecem a uma certa normalização utilizada pelos Arquivos e são compostos dos seguintes dados: tipo documental; autor (nome e o cargo); destinatário (nome e o cargo); assunto; local (lugar onde está datado o documento); data (dia, mês e ano); número da página; e se contém anexo. Neste volume foi organizada a subsérie documental Ofícios Expedidos dos Juízos Comissariados para a Presidência da Província e Governo do Estado do período de 1880 a 1897, e dos Registros de Correspondências Recebidas da Presidência da Província para os Juízos Comissariados do período de 1870 a 1875.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Transcrição paleográfica dos Ofícios dos Juízos Comissariados para Presidência da Província (1887/1889)

Este Instrumento de Pesquisa referente aos “Ofícios dos Juízes Comissários para Presidência da Província” do período de 1887 a 1889. As correspondências abordam assuntos como: nomeação e exoneração de cargos, medições de terrenos, requerimentos de legitimação de posseiros, solicitação da coleção de leis referente às terras do Estado, exploração de minas e solicitação de terras devolutas.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina