Arquitetura

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Arquitetura

Termos equivalentes

Arquitetura

Termos associados

Arquitetura

160 Descrição arquivística resultados para Arquitetura

160 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Academia do Comércio

DESCRIÇÃO FÍSICA: 14x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Prédio da Academia do Comércio.

Álbum de desenhos de Aldo Nunes

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 52 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Álbum contendo reproduções dos desenhos de Aldo Nunes. Os desenhos mostram edificações em diferentes locais no centro de Florianópolis, sendo possível observar a arquitetura local. “Tentei correr contra a máquina do progresso, contra as máquinas demolidoras dos nossos casarões e por que não falar sobre as conversas com os engenheiros, com os arquitetos no momento em que eles estavam fazendo as primeiras sapatas desses edifícios que hoje agridem nossa paisagem” (Aldo Nunes, 1980). Aldo João Nunes nasceu em Florianópolis em 1925. Era Desenhista, pintor e restaurador. Em 1945 ingressou no IEE como professor de Desenho e Desenho Pedagógico, ocupando mais tarde os cargos de Diretor de Cursos e Diretor Geral. Em 1969 foi convidado a dirigir o Museu de Arte Moderna de Florianópolis - MAMF, atual Museu de Arte de Santa Catarina - MASC, tendo sido seu Diretor até 1981. De 1982 a 1984 foi Diretor da Unidade de Artes da Fundação Catarinense de Cultura - FCC e de 1983 a 1995 implantou e foi responsável pelo Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis – ATECOR, da FCC. Em novembro de 2000, como homenagem, foi dado seu nome ao local da Reserva Técnica do MASC. Aldo faleceu em 9 de agosto de 2004, em Florianópolis.

Álbum de fotografias de vistas do Estado de Santa Catharina em comemoração ao centenário da Independência do Brasil 1822-1922: Santa Catarina Capital

DESCRIÇÃO FÍSICA: 29x19,5cm, p&b, 12 ex.; CONSERVAÇÃO: Regular, escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Registros fotográficos de localidades e monumentos do município de Florianópolis.

Baschta, G.

Armazém Vieira

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: O Armazem Vieira é um prédio histórico construído em 1840, na Rua Aldo Alves no Saco dos Limões.

Arquivo Público Municipal de Laguna

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, color, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; RESUMO: Casa Candemil, Arquivo Público Municipal de Laguna. O prédio, que serviu de casa residencial e parte escritório de empresa de navegação, foi construído em meados do século XIX, por Manuel José Dias de Pinho, filho de José Dias de Pinho, que nasceu em 1800 na Freguesia de Pinho, em Portugal. Fica localizado no centro histórico, na Rua Fernando Machado.

Prazeres, Lêda Maria

Assembléia Legislativa do Estado

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x20cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2010-02-01.; RESUMO: Edifício sede da Assembléia Legislativa do Estado.

Assistência Municipal de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 17,5x11,5cm e 30x20cm, p&b, 2 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita, colada, rasgada, manchada, com fungo e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2005-12-21.; RESUMO: Edifício de Assistência Municipal de Florianópolis.

Avenida Beira Rio

DESCRIÇÃO FÍSICA: 24x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: manchada, amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Vista da Avenida Beira Rio, do Rio Itajaí-Açu, e de prédios antigos em Blumenau

Avenida Hercílio Luz

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho do cruzamento entre Avenida Hercílio Luz com Rua Hermann Blumenau com vista para uma casa. Trabalho com data de 29/05/1985.

Avenida Hercílio Luz

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho do cruzamento entre Avenida Hercílio Luz com Rua Hermann Blumenau, vista do prédio da ASCAN.

Avenida Hercílio Luz

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho do encontro da Avenida Hercílio Luz com a Rua Emílio Blum, sendo possível observar diversos comércios locais.

Avenida Hercílio Luz

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho de bar e bazar localizados no encontro da Avenida Hercílio Luz com a Rua João Pinto.

Avenida Mauro Ramos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Boa; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho do cruzamento entre a Avenida Mauro Ramos com a Rua Germano Wendhausen.

Avenida Mauro Ramos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho de residência na Avenida Mauro Ramos.

Avenida Mauro Ramos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho de cruzamento da Avenida Mauro Ramos com Rua General Bittencourt. É possível observar uma casa localizada neste espaço. Trabalho com data de 30/05/1985.

Avenida Mauro Ramos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho de posto de gasolina no encontro da Avenida Mauro Ramos com a Rua Crispim Mira. Trabalho com data de 06/06/1988.

Avenida Professor Othon Gama D\'Eça

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho de construção na Avenida Prof. Othon Gama D’Eça.

Avenida Professor Othon Gama D\'Eça

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho do encontro da Avenida Prof. Othon Gama D’Eça com Avenida Bocaiúva, sendo possível avistar terreno com plantas. Obra com data do dia 23/05/1987.

Avenida Rio Branco

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho de casa localizada na Avenida Rio Branco cercada por árvores. Trabalho com data de 31/07/1988.

Avenida Rio Branco

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho de residência na Avenida Rio Branco.

Banda Amor a Arte

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Prédio da Banda Amor a Arte. A Banda Amor À Arte foi fundada oficialmente em 12 de outubro de 1897. Ela está instalada, desde 1911, no número 181 da Rua Tiradentes, no Centro da Capital.

Cabo do Farol de Santa Marta

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista interna, escadarias, do Farol de Santa Marta em Laguna.

Casa Candemil

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, colorido, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Foto do cartaz da Casa Candemil, Arquivo Público Municipal de Laguna. O prédio, que serviu de casa residencial e parte escritório de empresa de navegação, foi construído em meados do século XIX, por Manuel José Dias de Pinho, filho de José Dias de Pinho, que nasceu em 1800 na Freguesia de Pinho, em Portugal. Fica localizado no centro histórico, na Rua Fernando Machado.

Prazeres, Lêda Maria

Casa em arquitetura açoriana

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1999-05-06.; RESUMO: Vista de uma casa com arquiteturaaçoriana, na Rua Esteves Junior, em Florianópolis, 10/1976.

Jamundá, Teobaldo da Costa

Casa em Pedras Grande

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x21cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Boa; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Reprodução de desenhos de Aldo Nunes. Desenho da casa do Sr. [Salum], na Pedras Grande.

Casa enxaimel

DESCRIÇÃO FÍSICA: 10x7cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Segundo pesquisadores, Blumenau é a cidade que mais tem casas enxaimel fora da Alemanha. O esqueleto de madeira e vãos preenchidos por tijolo, pedra ou barro formam essa técnica legítima, presente em 226 construções espalhadas pelo município. Além delas, também existem as obras que seguem a estética para embelezar a fachada.

Jamundá, Theobaldo Costa

Casa na Rua General Bittencourt

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, color, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; RESUMO: A casa se localizava na Rua General Bittencourt, no centro de Florianópolis e foi demolida.

Jamundá, Theobaldo Costa

Casario histórico da Praça 15 de Novembro

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, color, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; RESUMO: Com cinco sobrados alinhados e colados, o lado Leste da Praça 15 de Novembro é também representativo da nossa origem colonial portuguesa. Hoje ocupados por atividades comerciais, no passado foram residências de famílias da cidade, da mesma forma que outros imóveis da região, demolidos ao longo do século 20 para dar lugar a prédios funcionais e agências bancárias, conforme política da própria prefeitura, que estimulava a “modernização” arquitetônica, como registra Eliane Veras da Veiga em seu “Florianópolis – Memória Urbana”

Jamundá, Theobaldo Costa

Centro Histórico de Urussanga

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Manchada e amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: O patrimônio arquitetônico de Urussanga foi tombado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), sendo que os processos de tombamentos tiveram início no ano de 1994 e foram homologados em 2001. Atualmente, Urussanga conta com 18 edificações tombadas na zona urbana central, todas no entorno da Praça Anita Garibaldi, e outras 6 edificações na zona rural.

Bastos, Jonas

Colégio Catarinense

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18,7x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Regular, escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista parcial do Colégio Catarinense, chamado antigamente por Ginásio Catarinense.

Baschta, G.

Congresso do Estado de Santa Catarina

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18,7x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Regular, escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista frontal do Congresso do Estado de Santa Catarina.

Baschta, G.

Conjunto de Alto Paraguaçú em Itaiópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, colorido, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Conjunto de Alto Paraguaçú em Itaiópolis. O núcleo urbano conta com casas históricas, 2 moinhos, Fábrica de Vinagre, Igreja Santo Estanislau, Capelinhas do Rosário, Sociedade Rui Barbosa.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

DESCRIÇÃO FÍSICA: 16x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Manchada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2020-01-06.; RESUMO: Vista parcial da cidade de São Joaquim, vendo-se ao centro o prédio da 11ª residência do Departamento de Estradas de Rodagem – DER/SC.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Distrito de Garopaba

DESCRIÇÃO FÍSICA: 17x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: boa; RESUMO: Durante o período de 1923 à 1930 Garopaba foi um distrito de Imbituba, em 1930 passou a ser um distrito de Palhoça até o ano de 1961 quando foi denominada município.

Edifício Condomínio Alpha Centauri

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: boa; RESUMO: Vista parcial do prédio da Alpha Centauri, localizado na esquina da Avenida Hercílio Luz com a Fernando Machado.

Edifício Dom Joaquim

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Rasgada, manchada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista da fachada do prédio.

Engepasa

DESCRIÇÃO FÍSICA: 10x6cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1997.; RESUMO: Encarregada da construção dos CIAC’s, se instalou em Lages, gerando mais de 1500 empregos. Reprodução de imagem recortada de uma agenda municipal de Lages de 1995.

Estação da Luz

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1997-11-21.; RESUMO: Estação da Luz em São Paulo, Capital em 1900/10. Seção do Arquivo de negativos da Divisão de Iconografia e Museus.

Gaensly, Guilherme

Hotel Majestic de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x20cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2010-01-26.; RESUMO: Panfleto de divulgação do hotel. Consta: “Majestic Hotel/Bem no coração da cidade/Água encanada em todos os quartos/Banhos quentes e frios/Cozinha de 1a ordem/Higiene-respeito-cortezia/Rua Trajano n. 4. – (Esquina Conselheiro Mafra)/Florianópolis – Santa Catarina”. Década de 1950.

Hotel Venturi em Itaiópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, colorido, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista do Hotel Venturi em Itaiópolis

Igreja Evangélica e casa do paroco

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x11cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Vista frontal da igreja e da casa do pároco.

Currlin, Eugen

Igreja Matriz

DESCRIÇÃO FÍSICA: 23x28cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Desenho da fachada da Igreja Matriz, em Florianópolis.

Igreja Matriz – Katholische Kirche

DESCRIÇÃO FÍSICA: 11x15cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Vista da Catedral São Paulo Apóstolo, Blumenau.

Currlin, Eugen

Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 2 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista parcial da Paróquia São Pedro de Alcântara, em São Pedro de Alcântara. A matriz é obra de grande beleza, com altar esculpido em madeira. Abriga várias imagens sacras bem trabalhadas. Sua cúpula, de grande altura, remete à basílica de São Pedro, no Vaticano. Fica numa elevação de onde se tem excelente vista de todo o centro da cidade. No pátio da Igreja estão sepultados os párocos. Foi inaugurada em 1844 e restaurada em 1979.

Ilha Terceira

DESCRIÇÃO FÍSICA: 10x15cm, colorido, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1996-12. RESUMO: Vista de uma casa estilo açoriano.

Ilha Terceira

DESCRIÇÃO FÍSICA: 10x15cm, colorido, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1996-12. RESUMO: Apresentação de banda de fanfarra.

Itoupava Central

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x20cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Residência na Rua Carlos Zuelow, em Itoupava Central em Blumenau.

Junkes, Cid

Largo São Francisco

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1997-11-21.; RESUMO: Largo São Francisco em São Paulo, Capital em 1910. Seção do Arquivo de negativos da Divisão de Iconografia e Museus.

Município de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2013-03-13.; RESUMO: Prédio açoriano em Florianópolis, SC onde ficava o estabelecimento de confecções Maison Blanche. Fundos do Instituto de Educação.

Resultados 1 até 50 de 160