Estrada de Ferro Dona Thereza Christina

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Estrada de Ferro Dona Thereza Christina

Termos equivalentes

Estrada de Ferro Dona Thereza Christina

Termos associados

Estrada de Ferro Dona Thereza Christina

5 Descrição arquivística resultados para Estrada de Ferro Dona Thereza Christina

5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Ferrovia Tereza Cristina

DESCRIÇÃO FÍSICA: 17,5x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Tráfego 2ª divisão. Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Imigração italiana

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x20cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Grupo de imigrantes italianos nas proximidades de Tubarão, nos trabalhos iniciais da construção da Estrada de Ferro Dona Thereza Christina, 1881. Reprodução de imagem. Fonte: Dall\'alba, João Leonir. Imigração italiana em Santa Catarina: documentário. Caxias do Sul: EDUCS, 1983.p.42.

Junkes, Cid

Inventário analítico dos Ofícios das Câmaras Municipais para Presidência da Província (1883/1885), v. 18

Neste volume foi organizada a Subsérie Ofícios, do período de 1883 a 1885. Encontramos também documentos do tipo Cópias de Ofícios, Cópias de Atas, Cópias de Telegramas e Telegramas. Encontramos nesses códices/volumes documentos encaminhados para o Presidente da Província, Vice-Presidente da Província, Secretário do Governo Provincial, Inspetor de Paz Geral e Presidente de outras Câmaras Municipais. Os lugares de origem dos documentos são: Desterro, Laguna, São José, Tubarão, São Miguel, Tijucas, Itajaí, São Francisco, Joinville, Lages, Paraty, Curitibanos, Campos Novos, Araranguá, Blumenau, São Luiz Gonzaga (São Luis), São Bento e Camboriú. Os documentos tratam na sua maioria de assuntos administrativos das Câmaras Municipais, tais como: nomeações, eleições, posses, juramentos etc; Leis, Avisos, Atas, Portarias, Decretos, Atos, Falas, Resoluções, Regulamentos, Regimentos, Posturas etc, e ainda, instalação do município de São Luiz Gonzaga; estado das indústrias pastoril, sérica e apícola, distribuição de sementes, relatório do Dr. Nicolau Joaquim Monteiro sobre a escola agrícola de São Bento das Lages na província da Bahia; distribuição do periódico Regeneração, redação do Almanak de Laemmert; via férrea Dona Theresa Christina e D. Pedro I; permissão para extração de minerais em Imbituba pelo Visconde de Barbacena; moléstia da cana de açúcar da província de Pernambuco e epidemia de febres, pedido de quarentena de navios no porto de São Francisco; ataques dos bugres em Itajaí e São Luiz; junta classificadora de escravos; pedido para abertura de agencia de correio em Pedras Grandes; visita do príncipe D. Henrique II da Alemanha em Itajaí; exposição provincial e universal de Antuérpia e exposição internacional de higiene e educação de Londres; consta uma lista com nomes de 25 imigrantes chegados em Itajaí.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Polidoro Olavo de São Tiago (1852-1916)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 6x10cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Manchada, com fungos e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1985.; RESUMO: Engenheiro fiscal da Estrada de Ferro Donna Thereza Christina (1886), participou de estudos e da construção da estrada carroçável da Serra do Rio do Rastro e, por sua iniciativa, instalou as primeiras linhas de bondes em Desterro movidos por tração animal. Chefiou a Comissão de Terras (1890). Juiz comissário das minas de Tubarão e Araranguá (1890). Em 1904, foi administrador do Porto. Fundou a Casa de Assistência aos Necessitados na Federação Espírita Brasileira - FEB. Sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Colaborou ativamente com o jornal O Albor, de Laguna, e patrono da Cadeira número 37, da Academia Catarinense de Letras. Deputado de 1891 a 1893 e de 1901 a 1903. Conselheiro Municipal de Laguna (1914). Fez parte das tropas legais na Revolução de 1893. Tenente coronel honorário do Exercito Brasileiro, vice-governador do Estado (1894-1898).

Vista parcial do porto de Imbituba

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Vista de barcos e navios próximos do porto e de vagões de trem com toras de madeira.