Literatura brasileira

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Literatura brasileira

Termos equivalentes

Literatura brasileira

Termos associados

Literatura brasileira

15 Descrição arquivística resultados para Literatura brasileira

15 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Álvaro Sá de Castro Menezes (1883-1920)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 6,5x10cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1985.; RESUMO: Com apenas quinze anos de idade, fez sua primeira publicação, o livro de poesias “Mythos” (1898), que provocou a admiração do então novato Manuel Bandeira. Redator do jornal “A Província” e lente (professor) do Ginásio Paes de Carvalho. Promotor Público da cidade de Itaboraí e Juiz Municipal da cidade de Conceição de Duas Barras (1911-1918). Secretário Geral da Associação Comercial do Rio de Janeiro, da Federação das Associações Comerciais do Brasil e da Câmara Internacional do Brasil, Subsecretário do Centro de Comércio de Café e do Centro de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Secretário Honorário do Centro Comercial de Cereais e Diretor, 2º Secretário da Sociedade Nacional de Agricultura, Secretário do Ministro da Agricultura, Pereira Lima. Ao falecer era redator do “Jornal do Commercio” do Rio de Janeiro.

Carneiro & Gaspar

Amaro Seixas Ribeiro Neto (1924-1984)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 22x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Astrônomo, matemático, jornalista. Estudou meteorologia na Universidade Nacional de Córdoba (1948-1951). Fundador da cadeira 25 da Academia Catarinense de Letras e também patrono da cadeira 3 da Academia Desterrense de Letras.

Amaro Seixas Ribeiro Neto (1924-1984)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 22x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Manchada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Astrônomo, matemático, jornalista. Estudou meteorologia na Universidade Nacional de Córdoba (1948-1951). Fundador da cadeira 25 da Academia Catarinense de Letras e também patrono da cadeira 3 da Academia Desterrense de Letras.

Amaro Seixas Ribeiro Neto (1924-1984)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x24cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Bom; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1979.; RESUMO: Astrônomo, matemático, jornalista. Estudou meteorologia na Universidade Nacional de Córdoba (1948-1951). Fundador da cadeira 25 da Academia Catarinense de Letras e também patrono da cadeira 3 da Academia Desterrense de Letras.

Amaro Seixas Ribeiro Neto (1924-1984)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 14x09cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Posse na Academia Catarinense de Letras, na cadeira n. 25, o novo acadêmico quando fazia seu discurso de posse, na mesa, da direita para a esquerda, presidente Celestino Sachet e o Dr. Michel Curi, representante do governador do Estado.

Amaro Seixas Ribeiro Neto (1924-1984)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x13cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Astrônomo, matemático, jornalista. Estudou meteorologia na Universidade Nacional de Córdoba (1948-1951). Fundador da cadeira 25 da Academia Catarinense de Letras e também patrono da cadeira 3 da Academia Desterrense de Letras.

Carlos da Mota Azevedo Corrêa (1886-1932)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 11x16cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Médico e poeta. Pai do doutor Ylvar Correa, avô do professor Carlos Humberto Corrêa, foi fundador da cadeira número 39, Patrono Sebastião Catão Callado. Instalado em Florianópolis, em 1935 foi o mais votado para a Câmara Municipal de Florianópolis, da qual foi presidente. Presidente da Associação Catarinense de Medicina, no período (1935-1937). Diretor da Maternidade de Florianópolis, da qual foi um dos fundadores, que posteriormente foi denominada “Maternidade Carlos Corrêa”, em 1948.

Jamundá, Theobaldo Costa

Emanuel Tadeu Medeiros Vieira (1945-2019)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 24x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: manchada, amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Na foto estão da esquerda para a direita: Emanuel Medeiros Vieira, Theobaldo Costa Jamundá, Glauco Rodrigues Correa, Flávio José Cardozo e Cesar Valente. Dia do lançamento do livro de vários autores, "Assim escreveu os catarinenses", o ato foi em frente a Livraria Lunardelli, Rua Deodoro em Florianópolis. O único que não participou do livro foi Theobaldo, que apenas representava o secretário de Estado dos Negócios do Governo - área de assistência cultural - dr. Albino Leni (1976)

Helena Parente Cunha (1930-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; RESUMO: Na foto aparecem Antônio Houaiss e Helena Parente Cunha.

Jorge Konder Bornhausen (1937-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Governador Jorge Bornhausen na entrega dos prêmios do Concurso Nacional de Poesia (Prêmio Cruz e Sousa), no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, com Henrique Hélion Velho Córdova, Ruy Espinheira Filho e outros.

Jorge Konder Bornhausen (1937-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Governador Jorge Bornhausen na entrega dos prêmios do Concurso Nacional de Poesia (Prêmio Cruz e Sousa), no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. Com a poetisa vencedora do 2º lugar - “A mulher”, de Yvone Gianetti Fonseca (São Paulo/SP).

Jorge Konder Bornhausen (1937-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Governador Jorge Bornhausen na entrega dos prêmios do Concurso Nacional de Poesia (Prêmio Cruz e Sousa), no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, com Henrique Hélion Velho Córdova e Ruy Espinheira Filho (1º lugar no concurso nacional de poesia), e outros.

Jorge Konder Bornhausen (1937-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Governador Jorge Bornhausen na entrega dos prêmios do Concurso Nacional de Poesia (Prêmio Cruz e Sousa), no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, com Henrique Hélion Velho Córdov, Ruy Espinheira Filho (1º lugar no concurso nacional de poesia) e outros.

Suzana Albornoz (1939-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; RESUMO: Escritora e educadora, professora de sociologia e filosofia. Dirigiu a escola pré-primária Recanto Infantil Francisco de Assis, em Porto Alegre, no final dos anos 1960. Colaborou de diversas formas em núcleos do Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre.

Theobaldo Costa Jamundá (1914-2004)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Posse da Diretora da Biblioteca Pública do Estado. Aparecem Edelmira Rodrigues e Theobaldo Costa Jamundá.