Administração municipal

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Carlos Wilson Schroder

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Carlos Wilson Schröder vereador mais votado e presidindo a Câmara de Vereadores. Em 1977, assumiu o cargo de prefeito Municipal de Santo Ângelo/RS. Presidente da FAMURS e Vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios. Secretário de Estado da Educação do Rio Grande do Sul.

Mello, Édio R.

Vista parcial da cidade de Chapecó

DESCRIÇÃO FÍSICA: 34x11,5cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2021-06-02.; OBSERVAÇÕES: A fotografia é parte integrante dos Ofícios das Prefeituras Municipais para a Secretaria de Justiça, Educação e Saúde de 1949, p. 66.

Prefeitura Municipal de Chapecó

Gustavo Neves

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Boa; LEGIBILIDADE: Boa; RESUMO: Estão na foto de braços cruzados olhando o chão Gustavo Neves, representante do governo de SC; alto e de roupa escura o prefeito Busch, de roupa clara o reitor Pedro Calmon, representante do ministro da Educação. O padre é o frei Ernesto, o organizador do livro do centenário de Blumenau. Dia da foto 02/09/1950.

Jamundá, Theobaldo Costa

Construção de barragem em Lacerdópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 13x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Construção de barragem no interior do município para captação de água para os agricultores.

Distribuição de aguá em Lacerdópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 13x9cm, color., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO; Pessoas segurando baldes e panelas para receber a distribuição de água realizada por caminhão pipa.

Prédio da Prefeitura Municipal de Tubarão

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Hoje, Casa da Cidade Tubarão. O Palacete Cabral foi construído na segunda metade do século XIX, e já abrigou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na cidade. Hospedou o conde d’Eu, príncipe imperial do Brasil e marido da princesa Isabel. E sediou o governo provisório do Sul de Santa Catarina, depois da tomada do poder federal por Getúlio Vargas, em 1930.

Prédio da Prefeitura Municipal de Ipumirim

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Vista parcial do edifício da Prefeitura Municipal de Ipumirim com aglomeração de pessoas em frente durante a realização de um evento.

Prédio da Prefeitura Municipal de Criciúma

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Vista parcial do edifício da Prefeitura Municipal de Criciúma com aglomeração de pessoas durante a realização de um evento.

Rua Felipe Schmidt

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Estacionamento de motos na Rua Felipe Schmidt, em Florianópolis.

Vista parcial do distrito de Garopaba

DESCRIÇÃO FÍSICA: 17x12cm, p&b, 2 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Imbituba – Santa Catarina. Sede do distrito de Garopaba no município de Imbituba.

Vista do Centro Histórico de Garopaba

DESCRIÇÃO FÍSICA: 17x12cm, p&b, 2 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Imbituba Sta Catarina. Sede do distrito de Garopaba do Município de Imbituba. Caes mandadoconstruir pela Prefeitura Municipal.

Mello, Édio R.

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Conhecido como Mazoca. Foi secretário de Turismo e de Obras da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

Mello, Édio R.

Prefeitura Municipal de Criciúma

DESCRIÇÃO FÍSICA: 24x20cm, colorido, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; RESUMO: Construção do prédio da Prefeitura Municipal de Criciúma na Rua Domênico Sônego.

Arquivo Público e Histórico de Itaiópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, colorido, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular ; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista do Arquivo Público e Histórico de Itaiópolis

Palácio Marcos Konder

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: O Palácio Marcos Konder, localizado na Rua Hercílio Luz, no Centro de Itajaí, começou a ser construído em 1921 e foi concluído em 22 de outubro de 1925 pelo então prefeito Marcos Konder. Chamado de “Superinthendência de Itajhay” ele abrigou os três poderes da República até 1953, quando o Fórum deixou o prédio. Em 1973, foi a prefeitura que deixou a construção e em 1999 a estrutura não comportou mais a Câmara de Vereadores. As três torres que compõem o Palácio representam os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Conselheiros municipais

DESCRIÇÃO FÍSICA: 27x17cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Conselheiros municipais, eleitos em 12 de dezembro de 1906 e empossados em janeiro de 1907. Srs. Conselheiros municipais: Da esquerda para a direita, Edmundo da Silveira, incansavel industrialista e proprietário da importante fabrica situada na Prainha; Major Lauro Linhares, proprietário e um dos bons auxiliares da principal casa comercial Carl Hoepeke & C.; Joaquim Garcia Netto, negociante bastante estimado e secretário da Companhia Carris Urbanos; Candido Alves, negociante bemquisto desta praça; Anaeleto Duarte Silva, estimado commerciante e João B. Wendhausen, cavalheiro bemquisto e negociante desta praça. ()Faltam dois conselheiros dos quais não conseguimos o retrato. Reprodução de imagem: Fonte: Álbum do Estado de Santa Catharina. Florianópolis, 1907. p. 41.

Município de Concórdia

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista da praça com a casa do Papel Noel ‘Projeto Sonho de Natal”.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC

DESCRIÇÃO FÍSICA: 10x15cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Registro feito pelo prefeito de Florianópolis, Cláudio Ávila da Silva (1983-1984), quando da entrega de alimentos no dia 30 de novembro de 1983.

Fundo Estadual de Assistência Rodoviária – FEAR

DESCRIÇÃO FÍSICA: 14x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Trabalho efetuado pela moto niveladora adquirida com auxílio do Fundo Estadual de Assistência Rodoviária – FEAR, que veio a contribuir para o desenvolvimento na conservação de estradas municipais. Na foto se vê maquinário utilizado.

Fundo Estadual de Assistência Rodoviária – FEAR

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x8,5cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Trabalho efetuado pela motoniveladora adquirida com auxilio do Fundo Estadual de Assistência Rodoviária – FEAR, que veio a contribuir para o desenvolvimento na conservação de estradas municipais. Na foto se vê imagem aérea de rodovia.

Prefeitura Municipal de Barra Velha

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Atendimento a comunidade local em assistência médica, pediatria, ginicologia, odontologia, carteira de identidade, título de eleitor, assessoria jurídica e orientação rural.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Barra Velha

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Caminhão adquirido com o Fundo Estadual de Assistência Rodoviária – FEAR, auxiliando o município na conservação de estradas municipais de acesso a Itajubá, Itinga e centrais.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Barra Velha

DESCRIÇÃO FÍSICA: 8,5x12cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Caminhão adquirido com o Fundo Estadual de Assistência Rodoviária – FEAR, auxiliando o município na conservação de estradas municipais de acesso a Itajuba, Itinga e centrais.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Medeiros

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12,5x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Estado de conservação de estradas municipais localizada em Medeiros antes do inicio das obras.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Medeiros

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12,5cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Estado de conservação de estradas municipais localizada em Medeiros depois do início das obras.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Medeiros

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12,5cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Estado de conservação de estradas municipais localizada em Medeiros depois do início das obras.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Itajubá

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Conservação de estradas municipais localizada em Itajubá, correção de curvas.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Itajubá

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Conservação de estradas municipais localizada em Itajubá, correção de curvas.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Itajubá

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Conservação de estradas municipais localizada em Itajubá, correção de curvas.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Barra Velha

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Conservação de estradas municipais localizada na Pedreira de Santo Antônio.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Barra Velha

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Conservação de estradas municipais localizada em Santo Antônio e Santa Luzia.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Barra Velha

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Caminhões preparados para o trabalho na Pedreira de Rio Novo. Conservação de estradas municipais.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Barra Velha

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Máquinas em pleno trabalho de conservação das estradas de Rio Novo, Braço Serraria e Rio do Peixe.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Prefeitura Municipal de Barra Velha

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2019-10-25.; RESUMO: Máquinas em pleno trabalho de conservação das estradas de Rio Novo, Braço Serraria e Rio do Peixe.

Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Índice geográfico da documentação da Coordenação Estadual de Defesa Civil (1972/1986)

Os documentos foram depositados no Arquivo Público do Estado entre os anos de 1983 a 1987, pela Coordenação Estadual de Defesa Civil - CEDEC, da Secretaria da Justiça do Estado de Santa Catarina. É composta de processos, relatórios, correspondências expedidas e recebidas entre Prefeituras Municipais, termos de compromisso, plano de aplicação, fotos, recortes de jornais e outras, referentes as enchentes ocorridas nos diversos municípios catarinenses.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Índice onomástico dos ofícios das Prefeituras Municipais para o Conselho Administrativo e Diversos e dos ofícios de Diversos para as Prefeituras Municipais (1888/1962)

O Índice onomástico dos ofícios das Prefeituras Municipais para o Conselho Administrativo e Diversos, traz outros tipos de documentos, como: relatórios, decretos, resoluções, balanços, propostas orçamentárias, contabilidade, histórico do Município e quitação escolar, e compreende o período de 1888-1924-30/50-52-54-56-61/62. O índice está organizado em ordem alfabética por nome da Prefeitura Municipal, e pelo nome do órgão recebedor. O Índice onomástico dos ofícios de Diversos para as Prefeituras Municipais traz os documentos recebidos pelas Prefeituras Municipais de Santa Catarina e outras Prefeituras, como: Prefeitura Municipal de Farroupilha (RS), 1930/44; Prefeitura Municipal de Petrópolis (RJ), 1930/44; Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (RJ), 1946/54; Prefeitura Municipal de Taquari (RS), 1930/44; Prefeitura Municipal de Araraquara (SP), 1946/54 e 1961; Prefeitura Municipal de Curitiba (PR), 1946/54; Prefeitura Municipal de Nova Esperança (PR), 1961; Prefeitura Municipal de Pato Branco (PR), 1961; e Prefeitura Municipal de União da Vitória (PR), 1961. Na sua maioria são ofícios e minutas, que foram expedidos pelo Palácio do Governo, Secretaria do Interior e Justiça, Secretaria do Interior e Justiça Educação e Saúde e pela Casa Civil, compreendendo o período de 1928 a 1955 e o ano de 1961.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Índice onomástico dos ofícios das Prefeituras Municipais para o Governo do Estado (1929/1964)

Os documentos são na sua maioria ofícios emitidos pelas Prefeituras Municipais de Santa Catarina para o Governo de Estado, no período de 1929 a 1964. No entanto, encontramos os seguintes correspondentes: Conselho Municipal, Governo Municipal, Palácio do Governo, Secretaria do Conselho Municipal, Superintendência Municipal, Câmara Municipal, Agencia Municipal, Departamento de Administração Municipal e Agencia Municipal de Estatística; e de outras Prefeituras, como: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (RS), 1961, Prefeitura Municipal de Araraquara (SP), 1961, Prefeitura Municipal de Paranaguá (PR), 1958, Prefeitura Municipal de Curitiba (PR), 1959, e Prefeitura Municipal de União da Vitória (PR), 1961. Encontramos também, minutas de ofícios e documentos encaminhados para a Diretoria de Terras e Colonização, Departamento de Educação, Secretaria do Interior e Justiça, Secretaria do Interior e Justiça, Educação e Saúde; e no volume de 1943, documentos de diversos órgãos.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Índice geográfico das correspondências das Câmaras Municipais, Superintendências, Intendências e Conselhos Municipais para Governo do Estado e Diversos (1776/1928), e dos ofícios dos Juízes de Paz para Presidência da Província e Governo do Estado (1828/1897)

Os documentos são na sua maioria ofícios emitidos e recebidos pelas Câmaras Municipais, Superintendências, Intendências e Conselhos Municipais e do Governo da Capitania, Presidência da Província, Governo do Estado, Secretaria do Interior e Justiça e Secretaria Geral dos Negócios do Estado, no período de 1776 a 1928. Os documentos emitidos e recebidos pelos Juízes de Paz e a Presidência da Província, e do Governo do Estado, são na sua maioria ofícios e abrange o período de 1828 a 1897.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Relação dos municípios e distritos catarinenses, sua Lei de criação de distrito e de município, com a data e sua instalação (atualizado em 1989)

A Relação dos municípios e distritos catarinenses, sua Lei de criação de distrito e de município, com a data e sua instalação foi atualizado em abril de 1989. O original foi produzido pelo Gabinete de Planejamento e Coordenação Geral – GAPLAN, Subchefia de Estatística, Geografia e Informática - SUEGI, elaborada e pesquisada por Stella Vieira da Rosa Fernandes.

Gabinete de Planejamento e Coordenação Geral

Índice geográfico das Atas de Instalação dos Municípios - Prefeituras Municipais de Santa Catarina (1720/1967)

O índice está representado pelos seguintes elementos que descrevem os documentos, e que obedecem a uma certa normalização utilizada pelos Arquivos e são compostos dos seguintes dados: nome do Município; data de instalação; número da página onde está localizado o documento; ano/volume; e observações. Neste volume foi organizada a Série documental Atas de Instalação dos Municípios do Fundo Documental das Prefeituras Municipais do Estado de Santa Catarina do período de 1720, 1860, 1869, 1873, 1877, 1883 1884, 1892, 1917, 1934, 1937, 1944, 1949, 1954, 1956 a 1965 e 1967. No entanto, também encontramos documentos do tipo Correspondências Expedidas das Prefeituras Municipais e Juízos de Direito para a Secretaria do Interior e Justiça.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Repertório sobre o Município de Tubarão. Fonte: Correspondências dos Arciprestes e Vigários para Presidência da Província (1837/1890)

Esse repertório transcreve na íntegra os documentos selecionados sobre o município de Tubarão, em decorrência do critério temático, reunindo documentos de conjuntos/fundos diferentes, e este pertencente ao conjunto documental Arciprestes e Vigários, no período de 1837 a 1890. O repertório inclui cinco (5) documentos da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Repertório sobre o Município de Tubarão. Fonte: Ofícios dos Juízos de Paz para Presidência da Província (1833/1839)

Esse repertório transcreve na íntegra os documentos selecionados sobre o município de Tubarão, em decorrência do critério temático, reunindo documentos de conjuntos/fundos diferentes, e este pertencente ao conjunto documental Arciprestes e Vigários, no período de 1837 a 1890. O repertório inclui cinco (5) documentos da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Repertório sobre o Município de Tubarão e Laguna. Fonte: Ofícios das Câmaras Municipais para Presidência da Província (1824/1889)

Esse repertório transcreve na íntegra os documentos selecionados sobre os município de Tubarão e Laguna, em decorrência do critério temático, reunindo documentos de conjuntos diferentes, e este pertencente ao conjunto documental das Câmaras Municipais, no período de 1824 a 1889.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Catálogo seletivo do Município de Brusque (1861/1903). Fontes: Ofícios das Câmaras Municipais para Presidência da Província (1861/1889); Ofícios das Superintendências e Intendências Municipais para Presidência da Província e Governo do Estado (1891/1903); e Ofícios dos Arciprestes e Vigários para Presidência da Província (1880/1888)

A documentação indexada diz respeito a Brusque e da qual foi tirada cópia para figurar no acervo da Sociedade "Amigos de Brusque". Os documentos pesquisados antecede a criação do município, quando então aquele estava sob a jurisdição do termo de Itajaí. Convém ressaltar que no levantamento inicial destas informações procede-se ampla pesquisa nos topônimos existentes na região e relacionados na documentação produzida pela Câmara de Itajaí. O levantamento e coleta do material teve início em agosto de 1983, quando processou-se a pesquisa nos livros: Ofícios das Câmaras Municipais para Presidência da Província (1861/1889); Ofícios das Superintendências e Intendências Municipais para Presidência da Província e Governo do Estado (1891/1903); e Ofícios dos Arciprestes e Vigários para Presidência da Província (1880/1888).

Sociedade Amigos de Brusque

Transcrição paleográfica das Correspondências dos Arciprestes e Vigários para Governo da Capitania e Presidência da Província (1785/1830)

Este Instrumento de Pesquisa referente às “Correspondências dos Arciprestes e Vigários para Governador da Capitania e Presidente da Província de Santa Catarina” do período de 1785 a 1830. As correspondências abordam os seguintes assuntos: relatos de como se encontram as freguesias e vilas, remessa de estatística (mapas) com o número de habitantes nas vilas, solicitação de pagamento de côngruas, doação de côngruas, indicação de nomeação de cargos, remessa de listas com nomes de freguesias, arraiais, capelas e curados existentes em determinados distritos, relatos de fatos ocorridos nas vilas (intrigas entre Câmara Municipal e Vigário), solicitação de consertos de estradas e ajuda com donativos para suprir as despesas da Província, nova ordem sobre testamentos e ajuda para concluir obras (igreja e cemitério).

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Transcrição paleográfica das Cartas do Vice-Rei para Câmara Municipal do Desterro (1760/1801)

A transcrição paleográfica corresponde as Cartas do Vice Rei para Câmara Municipal do Desterro, datadas de 1760 a 1801. São Cartas que tratam de assuntos como: o casamento de Dom Pedro I, nomeações de cargos políticos, aforamentos de terras – sesmarias, proibição do corte de madeiras, plantação de algodão e outros mantimentos, remessa de alvarás, maior vigilância (descaminho) com diamantes, falta de mantimentos na vila, falecimento de membros da família real e arrecadação de donativos para a reedificação da cidade de Lisboa.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

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