Marinha Mercante

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Marinha Mercante

Termos equivalentes

Marinha Mercante

Termos associados

Marinha Mercante

2 Descrição arquivística resultados para Marinha Mercante

2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Alexandre José de Souza Bainha

DESCRIÇÃO FÍSICA: 6x10cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: manchada, amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1985.; RESUMO: Comandante mercante. Manhã de 17 de julho de 1878, o Vapor “Proteção” preparava-se para zarpar do Porto de Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis), em direção ao Rio Grande do Sul. Na tripulação do navio estavam entre outros, Alexandre José de Souza Bainha (comandante) e sua filha Amália de Souza Bainha (Heroína do mar). Às 2 horas da manhã de 18 de julho de 1878 o Vapor “Proteção” bateu em algo. Mais tarde soube-se que o “Proteção” foi a pique a 18 quilômetros da costa, em 18 braças de profundidade. Com as águas invadindo rapidamente os porões, o comandante Alexandre Bainha deu as ordens para abandonar o navio, antes que afundasse por completo, e entrar nos barcos salva-vidas, os escalares. Após o recolhimento dos náufragos na casa de João Francisco Bernardino, no Campo Bom (hoje Jaguaruna), todos eles foram transportados para o Porto da Laguna, no centro da cidade. Ali foram recepcionados carinhosamente por lagunenses e hospedados em suas casas. Amália com o pai Alexandre José de Souza Bainha ficou na residência do major Custódio José de Bessa e sua esposa Maria José da Silva Bessa. Era um chalé na esquina da rua que futuramente levará seu nome, no bairro Magalhães.

King, Thomas

Transcrição paleográfica dos Avisos do Ministério da Marinha para Junta Governativa Provisória e Presidência da Província (1823/1825)

Este Instrumento de Pesquisa referente aos “Avisos do Ministério da Marinha para Junta Governativa Provisória e Presidência da Província do período de 1823 a 1825”. Os avisos abordam assuntos como: nomeações de cargos, tabela salarial dos funcionários da Marinha, recrutamento de homens para servirem como marinheiros, benefícios pagos às viúvas dos funcionários, envio de Decretos, solicitação de promoção, relação de funcionários, relação de corte de madeiras para o Arsenal da Marinha, retirada de passaportes, estatística anual de embarcações que entram e saem dos portos e remessa de material para a Província Cisplatina.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina