Monumentos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Monumentos

Termos equivalentes

Monumentos

Termos associados

Monumentos

23 Descrição arquivística resultados para Monumentos

23 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Álbum de fotografias de vistas do Estado de Santa Catharina em comemoração ao centenário da Independência do Brasil 1822-1922: Santa Catarina Capital

DESCRIÇÃO FÍSICA: 29x19,5cm, p&b, 12 ex.; CONSERVAÇÃO: Regular, escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Registros fotográficos de localidades e monumentos do município de Florianópolis.

Baschta, G.

Estátua de Carlos Renaux na Praça Salgado Filho

DESCRIÇÃO FÍSICA: 14x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: O monumento em homenagem a Carlos Renaux, inaugurado com a Praça Salgado Filho em 1º de maio de 1951.

Mercado Público de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 20x30cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista do vão central do Mercado Público no Centro de Florianópolis. Reprodução de imagem: Fonte: Oliveira, Azor. Santa Catarina: Brasil. Florianópolis. 2001.p. 185.

Mercado Público de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 20x30cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista do alto do Mercado Público e ao fundo o Aterro da Baía Sul no Centro de Florianópolis. Reprodução de imagem: Fonte: Santa Catarina, 1993. p. 29.

Mercado Público de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x20cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Mercado Público e antigo cais da Alfândega – Centro de Florianópolis. Reprodução de imagem. Fonte: Atlas do Município de Florianópolis. 2004. p. 92.

Cardoso, Marcelo Herondino

Mercado Público de Florianópolis

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 3 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1985.; OBSERVAÇÕES: Duas fotos originais e uma reprodução.; RESUMO: Na foto aparece o Cais Frederico Rolla e, ao fundo o Mercado Público de Florianópolis, conforme foi construído na década de 1950.

Moellmann Comercial S.A.

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9,8x16,7cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Foto do chafariz na Praça da Rua XV de Novembro em frente ao castelinho onde se localiza o estabelecimento Moellmann Comercial S.A., em Blumenau.

Monumento a Lauro Severiano Müller

DESCRIÇÃO FÍSICA: 14x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Foto do monumento de Lauro Muller, encostado na Praça Dias Velho, na qual existe também o obelisco que homenageia a fundação e o fundador da cidade do Desterro/Florianópolis

Jamundá, Theobaldo Costa

Monumento a Lauro Severiano Müller

DESCRIÇÃO FÍSICA: 17x12cm, p&b, 2 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Inauguração do monumento de Lauro Müller, no final da Avenida Mauro Ramos, no centro de Florianópolis, com a presença do governador Ivo Silveira e demais autoridades. O Monumento a Lauro Muller foi inaugurado em julho de 1969 e destaca as diversas esferas de atuação política de Lauro Severiano Müller (1863-1926), que, juntamente com Hercílio Luz, compôs a liderança do Partido Republicano Catarinense na Primeira República. No local hoje ocupado pela praça anteriormente se encontrava o Forte São Luís, uma das fortificações que compunha o sistema de defesa da ilha de Santa Catarina.

Jamundá, Theobaldo Costa

Monumento a Lauro Severiano Müller

DESCRIÇÃO FÍSICA: 17x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Inauguração do monumento de Lauro Müller, no final da Avenida Mauro Ramos em Florianópolis, com a presença do governador Ivo Silveira, e ao microfone Almiro Caldeira de Andrada, presidente da Academia Catarinense de Letras. O Monumento a Lauro Muller foi inaugurado em julho de 1969 e destaca as diversas esferas de atuação política de Lauro Severiano Müller (1863-1926), que, juntamente com Hercílio Luz, compôs a liderança do Partido Republicano Catarinense na Primeira República. No local hoje ocupado pela praça anteriormente se encontrava o Forte São Luís, uma das fortificações que compunha o sistema de defesa da ilha de Santa Catarina.

Jamundá, Theobaldo Costa

Monumento a Lauro Severiano Müller

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; RESUMO: Inauguração do monumento de Lauro Müller, no final da Avenida Mauro Ramos em Florianópolis, com a presença do governador Ivo Silveira, e ao microfone o embaixador Lauro Muller (seu filho). O Monumento a Lauro Muller foi inaugurado em julho de 1969 e destaca as diversas esferas de atuação política de Lauro Severiano Müller (1863-1926), que, juntamente com Hercílio Luz, compôs a liderança do Partido Republicano Catarinense na Primeira República. No local hoje ocupado pela praça anteriormente se encontrava o Forte São Luís, uma das fortificações que compunha o sistema de defesa da ilha de Santa Catarina.

Jamundá, Theobaldo Costa

Monumento aos Voluntários da Guerra do Paraguai 

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Militares em evento na Praça 15 de Novembro no Centro de Florianópolis, em frente ao Monumento aos Voluntários da Guerra do Paraguai.

Monumento do Cristo Redentor

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x10cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2012-05-08.; RESUMO: O Monumento do Cristo Redentor foi construído pelo casal Alfredo e Eliza Staege, de Guaporé, Rio Grande do Sul. A grande estátua de concreto tem nove metros de altura e pesa 30 toneladas. A inauguração deste monumento, cartão postal da cidade, realizou-se solenemente às 10 horas do dia 9 de outubro de 1949.

Arco Iris

Obelisco de Dias Velho

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x13cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Obelisco de Dias Velho na Avenida Mauro Ramos. Ao fundo se vê antigo campo do Avaí.

Jamundá, Theobaldo Costa

Obelisco de Dias Velho

DESCRIÇÃO FÍSICA: 13x9cm, col., 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Detalhe do belisco de Dias Velho na Avenida Mauro Ramos, onde se pode ler a seguinte inscrição: “... a terra é mais que boa quem disser o contrário mente/Tópico de uma carta escripta por Francisco Dias Velho/desta ilha/20 de abril de 1681”.

Jamundá, Theobaldo Costa

Praça 15 de Novembro

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; RESUMO: Solenidade de militares no monumento dos mortos na Guerra do Paraguai, na Praça 15 de Novembro. No dia 16 de abril de 1875 inicia a construção daquele que seria o primeiro monumento da Praça XV de Novembro em Florianópolis, o Monumento em homenagem aos catarinenses mortos na Guerra do Paraguai. Na concepção do projeto original, o monumento deveria ter 25 metros de altura, e seria um obelisco imponente, que chamaria atenção já das ruas próximas a praça e teria o nome de “Coluna Comemorativa”. Porém, devido ao alto custo da obra, os trabalhos não passaram de seu estágio inicial, e o monumento foi finalizado com cerca de 10 metros de altura. A cúpula do monumento foi construída com balas de canhões, em forma piramidal, tendo a última uma aparência de detonação. A intenção principal era homenagear os oficiais Catarinenses que morreram no conflito. Santa Catarina enviou para a Guerra do Paraguai cerca de 1500 homens, maioria deles soldados e escravos, onde muitos também morreram. Em um dos lados do monumento tem a frase (em português da época): “Este singelo monumento foi erigido pelo patriotismo dos catharinenses em commemoração da gloriosa campanha do Paraguay, na qual muitos filhos da sua província pagarão ao Brasil o tributo da vida”

Praça 17 de Novembro

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x20cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2010-02-01.; RESUMO: Monumento presente na Praça 17 de novembro em homenagem à Anita Garibaldi.

Praça Antônio Carlos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 15x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2012-05-11.; RESUMO: Vista da Praça Antonio Carlos em Uberlândia, Minas Gerais. Coleção João Quituba. Acervo do CDHIS – UFU, Bloco Q, campos Santa Monica.

Praça Celso Ramos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular ; RESUMO: Construção da Praça Celso Ramos entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Rubens de Arruda Ramos. Vista do castelinho antigamente usado para elevação dos esgotos.

Praça Fernando Machado

DESCRIÇÃO FÍSICA: 28,5x18,5cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Rasgada, amarelada e dobrada; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Praça Fernando Machado em Florianópolis. Ao fundo o monumento ao Coronel Fernando Machado de Souza foi inaugurado em 1917, e fica na praça que leva o seu nome, em frente à Praça XV. O local onde a estátua está era ocupado pelo primeiro mercado público de Florianópolis que foi destruído em 1898, e próximo do antigo trapiche do Miramar. A estátua foi talhada em bronze e fica em uma base de pedra trabalhada. A pedra da base possui alguns detalhes em bronze, na parte da frente uma cena da batalha de Itororó onde foi morto, e nas laterais dois leões de bronze – um com o ano de seu nascimento e outro com o ano de sua morte. Na parte de trás foi afixada uma placa de bronze do governo do estado de Santa Catarina. O monumento está bem ao centro de uma rosa dos ventos desenhada no chão com pedras portuguesas.

Praça Fernando Machado

DESCRIÇÃO FÍSICA: 30x20cm, p&b, 2 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Vista aérea da Praça Fernando Machado e aspecto da orla sul, em Florianópolis na década 50. Ao fundo a Ponte Hercílio Luz, o Mercado Público e o Cais. Década de 1950. Reprodução de imagem. Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, p.107.

Praça Fernando Machado

DESCRIÇÃO FÍSICA: 24x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa ; RESUMO: Solenidade militar no monumento de Fernando Machado. O monumento ao Coronel Fernando Machado de Souza foi inaugurado em 1917, e fica na praça que leva o seu nome, em frente à Praça XV. O local onde a estátua está era ocupado pelo primeiro mercado público de Florianópolis que foi destruído em 1898, e próximo do antigo trapiche do Miramar. A estátua foi talhada em bronze e fica em uma base de pedra trabalhada. A pedra da base possui alguns detalhes em bronze, na parte da frente uma cena da batalha de Itororó onde foi morto, e nas laterais dois leões de bronze – um com o ano de seu nascimento e outro com o ano de sua morte. Na parte de trás foi afixada uma placa de bronze do governo do estado de Santa Catarina. O monumento está bem ao centro de uma rosa dos ventos desenhada no chão com pedras portuguesas.