Personalidades catarinense

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Personalidades catarinense

Termos equivalentes

Personalidades catarinense

Termos associados

Personalidades catarinense

22 Descrição arquivística resultados para Personalidades catarinense

Somente resultados diretamente relacionados

Theobaldo Costa Jamundá (1914-2004)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Posse da Diretora da Biblioteca Pública do Estado. Aparecem Edelmira Rodrigues e Theobaldo Costa Jamundá.

Polydoro Ernani São Thiago (1909-1999)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 5x11cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Foi um médico e escritor brasileiro. Foi eleito membro da Academia Catarinense de Letras em 1997. Exerceu a Medicina em São Francisco do Sul, sua cidade natal, onde criou a maternidade, tendo sido seu primeiro diretor. Mais tarde, em Florianópolis, lecionou na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina, de onde foi Diretor de 1950 a 1953. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1957, tendo assumido o comando da cadeira de Clínica Médica em 1962. Em 1945, foi eleito Presidente da Sociedade Catarinense de Medicina, mais tarde Associação Catarinense de Medicina (ACM). Participou também do movimento que criou o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, tendo integrado sua Diretoria Provisória, vindo a ser, anos após, seu Vice-Presidente. Em 1980, inaugurou o Hospital Universitário (HU/UFSC), que leva seu nome, tendo sido também o primeiro Diretor do HU. Escreveu sete livros, entre eles, “A Medicina e suas Transições Através dos Séculos”, lançado em 1997, ano que foi admitido como Patrono de Cadeira e membro Titular da Academia Catarinense de Letras e, em 1998, teve seus méritos de médico e escritor reconhecidos por seus pares.

Polydoro Ernani São Thiago (1909-1999)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 5x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Foi um médico e escritor brasileiro. Foi eleito membro da Academia Catarinense de Letras em 1997. Exerceu a Medicina em São Francisco do Sul, sua cidade natal, onde criou a maternidade, tendo sido seu primeiro diretor. Mais tarde, em Florianópolis, lecionou na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina, de onde foi Diretor de 1950 a 1953. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1957, tendo assumido o comando da cadeira de Clínica Médica em 1962. Em 1945, foi eleito Presidente da Sociedade Catarinense de Medicina, mais tarde Associação Catarinense de Medicina (ACM). Participou também do movimento que criou o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, tendo integrado sua Diretoria Provisória, vindo a ser, anos após, seu Vice-Presidente. Em 1980, inaugurou o Hospital Universitário (HU/UFSC), que leva seu nome, tendo sido também o primeiro Diretor do HU. Escreveu sete livros, entre eles, “A Medicina e suas Transições Através dos Séculos”, lançado em 1997, ano que foi admitido como Patrono de Cadeira e membro Titular da Academia Catarinense de Letras e, em 1998, teve seus méritos de médico e escritor reconhecidos por seus pares.

Nestor Luz

DESCRIÇÃO FÍSICA: 16x10cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Consta no verso: “Ao vosso amigo João Bonfante Demaria e sua família oferece Nestor Luz e Elyseo [ilegível]”.

Fritz, Adolpho

Miss Chapecó

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x6cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Regular e colada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2021-07-28.; RESUMO: Miss Chapecó durante evento.

Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora

Lucas Alexandre Boiteux (1880-1966)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 3,5x4,5cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Recorte de imagem. Almirante, em 1897 ingressou na escola naval do Rio de Janeiro, interrompendo a vida militar em 1940 e retornando em 1951, com todos seus direitos reconhecidos, atingindo o almirantado. Dividiu suas atividades entre a Marinha e a História, sendo o de maior produção histórico-gráfica sobre Santa Catarina. Deixou publicado mais de 100 títulos, além de 40 trabalhos inéditos e 60 traduções. Após sua morte, seus filhos doaram sua biblioteca e arquivo da Universidade Federal de Santa Cataria – UFSC. Casado com Diamantina Demaria Boiteux, deixou 12 filhos.

Lauro Severiano Müller (1863-1926)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 16x11cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Rasgada, manchada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Péssima; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Na foto aparece Lauro Severiano Muller, militar e importante nome da política catarinense, juntamente com sua família.

José Arthur Boiteux

DESCRIÇÃO FÍSICA: 14x9cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita, rasgada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: Consta no verso: “Ao distincto conterraneo e brilhante escritor dr. José Boiteux no dia festivo de hoje venho trazer meus afetuosos cumprimentos ao par de votos que [ - ] pela sua felicidade pessoal e de sua excelentissima família./Sr. Dr. José Boiteux/“Sociedade Geographia” (Avenida Central)/Capital Federal”. Foto não identificada.

João Geraldo Kuhlmann (1882-1958)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 8x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1986.; RESUMO: Botânico. Especialista em Taxonomia de Angiospermas. Grande coletor de material herborizado, contribuindo notavelmente para o conhecimento da flora brasileira e influenciando um grande número de pesquisadores. Publicou cerca de oitenta trabalhos, descrevendo vários novos gêneros, espécies e até mesmo famílias, como Peridiscaceae. Em 1944 tornou-se diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro exercendo este cargo até 1951. Seu acervo foi reunido num museu: o Museu Botânico Kuhlmann, criado em 1960

João das Oliveiras Margaridas

DESCRIÇÃO FÍSICA: 6x10cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita, manchada, com fungos e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1985.; RESUMO: Editor do jornal “O Conservador”

Moreira, Santos

João Alves Cruz

DESCRIÇÃO FÍSICA: 8x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1987.

Heraclito C. Ribeiro

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Bom; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1985.

Hélio Teixeira da Rosa (1930-2000)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 8x10,5cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1999-10-06.; RESUMO: Recorte do Jornal Diário Catarinense de 06/10/1999. Radialista da Rádio Guarujá. Diplomado em Pedagogia do Canto Orfeônico, pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, e Bacharel em Ciências da Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência (UDESC). Foi funcionário da Federação das Associações Rurais, Diretoria de Terras e Colonização, Departamento de Estradas e Rodagem, Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), Banco do Brasil S/A, Tribunal de Contas de Santa Catarina. Participou da Orquestra do Colégio Catarinense, de Rodrigo and his Playboys, da Orquestra Juvenil de Florianópolis, Conjunto Los Três Caballeros, Orquestra Sinfônica de Florianópolis, Coro da Igreja Presbiteriana Independente de Florianópolis, do qual foi regente. Foi cantor, ensaiador e assistente do Maestro Aldo Krieger, e, por diversas vezes, no Brasil e no exterior, regeu a Associação Coral de Florianópolis. Filiado ao Conselho Regional de Administração e da Ordem dos Músicos do Brasil, foi membro, por diversos períodos, do Conselho de Cultura do Estado de Santa Catarina e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, em cargo na diretoria. Foi pesquisador da história e do folclore de Santa Catarina e dos Açores. Fundou e dirigiu a Associação Evangélica (1957) e a Orquestra de Câmara de Florianópolis (1965), Coral do SESC (1968), Núcleo Juvenil da Orquestra de Câmara de Florianópolis (1982), Grupo Matizes Barroco (1984).

Fernando Marcondes de Mattos (1938-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 12x18cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Bom; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1984.; RESUMO: Professor de economia na Universidade Federal de Santa Catarina (1962-1980). Assessor Técnico do Governo do Estado de Santa Catarina (1962-1965); Assistente Técnico do Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1962-1965); Técnico do Conselho de Desenvolvimento de Extremo-Sul – Codesul (1963-1965); Diretor Financeiro da Sociedade Termoelétrico de Capivari S.A – Sotelca (1965-1971); Diretor Financeiro da Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A – Eletrosul (1969-1973); Secretário de Planejamento do Município de Florianópolis (1988); Secretário de Estado do Planejamento e Fazenda de Santa Catarina (1991-1992). Fundador e Diretor Presidente da INPLAC – Indústria de Plásticos S/A; Diretor Presidente da Santivest S/A (1980-1983); Fundador e Presidente da Protur – Fundação Pro-Turismo de Florianópolis (1988-1990); Presidente do Fórum Permanente de Turismo de Florianópolis (1994-1998). Em 1991, fundou a empresa Santinho Empreendimentos Turísticos S A (razão social do Costão do Santinho Resort).

Elyseo [ilegível]

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x13cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Rasgada e amarelada ; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação.; RESUMO: escrito na foto: “[ilegivel] Exmo. [ilegível]/[ilegível] ... felizes festas/Rio, 1º – 7 – 07”. Foto não identificada.

Dione Stoffel

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x6cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Regular, colada e manchada; LEGIBILIDADE: Boa; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 2021-07-28.; RESUMO: Miss Oeste Dione Stoffel.

Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora

Crescencio Chaves

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9,5x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1985.; OBSERVAÇÕES: Consta no verso: “Offereço minha humilde photográphia ao excelentíssimo senhor Dr. Senador Hercílio Luz, como prova de simpatia./ S. Paulo 28 de janeiro de 1922/ Crescencio Chaves”.

Vollsack

Bento Silvério (1951-1987)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1984.; RESUMO: Destacou-se em concursos de contos na UfSC, o qual foi premiado. Uma de suas obras é “Entropia e Evasão: Contos”, livro de contos, publicado pela UfSC, em 1980. O nome cultural - Bento Silvério - homenageia um dos mais respeitáveis repórteres políticos catarinenses. Local: Rua Henrique Veras do Nascimento, 50 – Ao lado da Pracinha da Lagoa da Conceição.

Bento Silvério (1951-1987)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1984.; RESUMO: Destacou-se em concursos de contos na UfSC, o qual foi premiado. Uma de suas obras é “Entropia e Evasão: Contos”, livro de contos, publicado pela UfSC, em 1980. O nome cultural - Bento Silvério - homenageia um dos mais respeitáveis repórteres políticos catarinenses. Local: Rua Henrique Veras do Nascimento, 50 – Ao lado da Pracinha da Lagoa da Conceição.

Arthur O. de Faria Ramos

DESCRIÇÃO FÍSICA: 6x10,5cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1985.; OBSERVAÇÕES: Consta no verso: “A D. Aninha Cidade, em signal de amizade e muito respeito./Desterro, 20 de outubro de 1872/ Arthur O. De Faria Ramos”.

Bradley, W. S.

Aroldo Carneiro de Carvalho (1922-?)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 18x12cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Bom; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1979.; RESUMO: Da esquerda para direita: Aroldo Carneiro de Carvalho, Ari Oliveira, Colombo Machado Salles, Atílio Fontana e Ari Mozimann.

Anita Garibaldi (1821-1849)

DESCRIÇÃO FÍSICA: 9,5x14cm, p&b, 1 ex.; CONSERVAÇÃO: Escrita e amarelada; LEGIBILIDADE: Regular; MODO DE AQUISIÇÃO: doação, 1985.; RESUMO: Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas do Império. Grávida de seu primeiro filho foi informada que seu marido, Giuseppe Garibaldi, havia morrido. Fugiu a cavalo e saiu a sua procura, localizando o marido na cidade de Vacaria. Em 1849, Garibaldi e Anita seguem para os combates em Roma, onde são perseguidos. Durante a fuga de Roma, vestida de soldado e grávida de cinco meses, Anita Garibaldi adoece em Orvieto, próximo à província de Ravenna, acometida por febre tifoide e não resiste.