Registro civil

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Registro civil

Termos equivalentes

Registro civil

Termos associados

Registro civil

4 Descrição arquivística resultados para Registro civil

4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Catálogo de conjuntos documentais do Município de Florianópolis: Câmara de Desterro/Florianópolis (1715/1965) e Cemitérios Públicos (1841/1962)

O catálogo se refere ao acervo de documentos do Arquivo Histórico do Município de Florianópolis, cuja documentação foi transferida pela Universidade Federal de Santa Catarina. Os documentos abrangem os arquivos da Câmara de Desterro (1726/1828), a Câmara Municipal de Desterro (1828/1888), Conselho Municipal de Florianópolis (1889/1926), registros de óbitos dos cemitérios municipais da Ponte (1841/1925), da Santíssima Trindade (1903/1962), e do cemitério das Três Ponte/Itacorubi (1925/1931). O APESC possui cópia desse catálogo para ajudar os usuários com suas pesquisas.

Arquivo Histórico do Município de Florianópolis

Índice geográfico do Fundo Cartorial (1918/1989)

O índice geográfico do fundo cartorial foi elaborado a partir dos registros civis e de imóveis do período de 1918 á 1989.
Reorganizou-se os registros civis e de imóveis dos cartórios municipais e distritais catarinenses, sob custódia do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, totalizando 11.101 códices/volumes, em 4.969 pastas poliondas, e 2.003 documentos avulsos. Os códices/volumes foram acondicionados em pastas poliondas, melhorando desta forma sua conservação e apresentação.
Foi realizada a análise da evolução histórica administrativa dos municípios e distritos catarinenses para sua recodificação, assim como, foram revisados todos os códices/volumes procedendo às correções necessárias e identificados os documentos avulsos.
O fundo cartorial é composto por quatro séries documentais, a saber: certidão de casamento, certidão de imóveis, certidão de nascimento, e certidão de óbito.
Embora incompleto, o acervo se constitui de fonte de pesquisa e provas que permitem recompor a história social, econômica e demográfica do Estado de Santa Catarina.
Em novembro de 2020 foi firmado um acordo de cooperação técnica para criação e compartilhamento de imagens digitais com a Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Family Search) para digitalização dos registros civis. Desta forma, organizou-se novamente as séries documentais e o índice geográfico do fundo cartorial foi atualizado.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Inventário analítico dos Ofícios das Câmaras Municipais para Presidência da Província (1888/1889), v. 20

Neste volume foi organizada a Subsérie Ofícios, do período de 1888 a 1889. Encontramos também documentos do tipo Cópias de Ofícios e Telegramas. O códice/volume de 1886/1887 são minutas da Câmara Municipal de Desterro para Diversos Correspondentes. Encontramos nesses códices/volumes documentos encaminhados para o Vice-Presidente da Província e Governo provisório Republicano catarinense. Os lugares de origem dos documentos são: Desterro, Laguna, Tubarão, Araranguá, São José, Biguaçu, Tijucas, São Joaquim da Costa da Serra, Camboriú, Itajaí, Blumenau, São Luiz, São Francisco, Joinville, Paraty, São Bento, Lages, Curitibanos e Campos Novos. Os documentos tratam na sua maioria de assuntos administrativos das Câmaras Municipais, tais como: nomeações, eleições, posses, juramentos etc; Leis, Avisos, Atas, Portarias, Decretos, Atos, Falas, Resoluções, Regulamentos, Regimentos, Posturas etc, e ainda, epidemias de varíola, febre amarela, sarampo e coqueluche; preocupação com a higiene pública; consertos de estradas, pontes e caminhos; aterramento do cais de Desterro; alimentação e tratamento dos presos pobres; Sociedade Jardim Zoológico da corte – pedindo enviar espécies curiosas; naturalização de estrangeiros; pedido de compra ao Estado de terrenos devolutos; limites e divisas dos municípios; edificação de quiosques próximos ao mercado público de Desterro; enchente em São Luis; desaparecimento do serviço escravo abolição do elemento servil, sansão da lei da abolição da escravatura; pedido de criação de escolas; regulamentação dos registros civis (nascimento, casamentos e óbitos) – 1888; pedido de criação de uma colônia agrícola e industrial em São José; tabela de indústrias e profissões; relação das denominações das ruas de Desterro; envio de árvores do país para o Jardim Botânico; Banco Nacional do Brasil; Proclamação da República.

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

Relação dos Livros de Batizados (1751/1999), Casamentos (1714/1989) e Óbitos (1772/1961) do Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina

A relação dos livros de Batizados (1751/1999), de Casamentos (1714/1989) e de Óbitos (1772/1961) se refere ao acervo de documentos do Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina - Arquivo da Cúria Metropolitana de Florianópolis. O APESC possui cópia dessa relação para ajudar os usuários com suas pesquisas.

Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina